Temporada 2024: Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro abre inscrições

Novos músicos: leiam o regulamento e façam a inscrição

preenchendo o formulário que pode ser acessado no final desta página

 

As inscrições vão até 24 de março/2024

 

Já estão abertas as inscrições para músicos que farão parte da Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro (OAMB) em 2024.

Anualmente, a OAMB proporciona experiências importantes para músicos brasileiros. Em 2024, nossa orquestra participará de grandes espetáculos na Sala São Paulo e no Teatro B32 – junto de artistas notáveis, como a soprano Diana Damrau, o violinista Oscar Bohórquez, além da National Youth Orchestra of the United States, sob regência de Marin Alsop e com o pianista Jean-Yves Thibaudet como solista.

Como sempre, os músicos da OAMB contam com os mais expressivos e gabaritados professores de orquestra, orientando cada naipe, em ensaios e masterclasses.

Fundada em 2017 por iniciativa de Sabine Lovatelli, a OAMB tem o maestro Carlos Moreno como regente titular e Tarik Dib como diretor.

Reconhecida pelo alto padrão artístico desde suas primeiras apresentações, a OAMB se renova a cada ano, com a proposta de proporcionar oportunidades e vivências artísticas para o maior número possível de músicos brasileiros. Voltada para o desenvolvimento de talentos, também proporciona aos músicos a participação nos programas de bolsas de estudos do Mozarteum, para aprimoramento em renomadas instituições europeias.

Regulamento:

. Podem participar músicos que tocam os seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor e trombone baixo, tuba, percussão (com provas de tímpanos e caixa).

. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente através do formulário disponível no site do Mozarteum Brasileiro (link ao final desta página). Não será aceita qualquer outra forma de inscrição.

. Ao preencher o formulário, o candidato deverá:

– Anexar biografia comprovando prática e experiência em orquestra.

– Inserir link do YouTube com um vídeo que mostre o candidato executando um movimento de uma obra de livre escolha, de preferência com acompanhamento de piano e um vídeo que mostre o candidato executando um excerto de orquestra de livre escolha. Não serão aceitas obras autorais

 

. Critérios de seleção:

. Idade: de 16 a 25 anos; menores de 18 anos devem anexar carta de autorização dos responsáveis.

. A análise das informações enviadas será realizada através de uma comissão de avaliação. Os critérios utilizados serão de inteira responsabilidade desta comissão.

. A decisão da comissão de avaliação é soberana e irrecorrível.

. A qualidade sonora e visual do vídeo enviado é de responsabilidade do candidato.

. Caso seja feita mais de uma inscrição, a comissão se reserva o direito de considerar apenas a primeira, desconsiderando as demais.

. O processo seletivo abrangerá um número de suplentes para todos os instrumentos, que poderão ser convocados em casos de desistência ou suspensão do bolsista.

. O candidato não deve se inscrever se estiver aguardando confirmações de viagens, datas de concertos ou testes em outras instituições.

. O valor da bolsa para os concertos da temporada 2024 é R$1.000,00 (Hum mil reais) para tutti e R$1.500,00 (Hum mil e quinhentos reais) para chefe de naipe.

. As datas de concertos e ensaios da temporada 2024 são:

15 e 18 de junho – Diana Damrau – Sala São Paulo. Ensaios de 7/6 a 13/6 – das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h;

14 de agosto – National Youth Orchestra of the United States – Sala São Paulo. Ensaios de 11/8 a 13/8 – das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h;
30 de outubro – Oscar Bohórquez – Teatro B32. Ensaios de 24/10 a 29/10 – das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h.

Obs.: O almoço nos dias de ensaios será oferecido no local, pelo Mozarteum.

– Os ensaios da Orquestra ocorrem na Igreja Presbiteriana do Jardim das Oliveiras (alameda Jaú, 752, São Paulo/SP – próximo à estação de metrô Trianon-Masp).

. Os candidatos selecionados não têm garantia de participação na temporada completa. A direção da OAMB se reserva o direito de substituir qualquer músico ao longo da temporada.

. As partes de estudos do repertório serão enviadas por e-mail com a devida antecedência.

. Os resultados estarão disponíveis no site do Mozarteum a partir do dia 19 de abril de 2024.

Para esclarecer dúvidas, entre em contato com o Mozarteum pelo telefone (11) 3815-6377.

 

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO: clique aqui

Foto OAMB com maestro Carlos Moreno: Cauê Diniz