Oito anos consecutivos apresentando música de excelência em uma das regiões mais belas do Brasil e do mundo. Neste sábado, 23 de março, o festival Música em Trancoso inaugurou sua oitava edição no Teatro L’Occitane, com um concerto da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG) sob regência de Leonard Elschenbroich. Nascido em Frankfurt, Alemanha, Elschenbroich também é um violoncelista consagrado que, além de atuar na Europa se interessa pelo ambiente musical latino-americano – tanto que, em 2012, fundou a Orquestra Filarmônica da Bolívia.

Na abertura do Música em Trancoso, Elschenbroich conduziu a OSJG com grande elegância, obtendo resultado arrebatador em um programa que começou com a Abertura de O Barbeiro de Sevilha, de Rossini, e terminou com a Sinfonia nº 5, de Tchaikovsky. Apresentada pela primeira vez em 1888, com regência do próprio compositor, a Sinfonia nº 5 tem pontos altos como o belíssimo solo de trompa do segundo movimento que, somado à primorosa orquestração da obra, representam um desafio de interpretação realizado com brilho especial pela OSJG.

Para completar, o concerto contou com dois solos de primeira grandeza: do violinista naturalizado finlandês Lorenz Nasturica-Herschcowici, uma sumidade internacional que tornou-se presença constante no Música em Trancoso, e do contrabaixista russo Evgeny Ryzhkov, que estreou no festival deste ano mostrando porquê seu talento é festejado na Rússia, onde toca em orquestras míticas, como a do Teatro Mariinsky.

Nasturica-Herschcowici seduziu a plateia com o romantismo das Árias Ciganas, de Pablo de Sarasate, e também com o Gran Duo Concertante, de Giovanni Bottesini, em conjunto com o esplendoroso solo de contrabaixo de Evgeny Ryzhkov.

O concerto contou ainda com o talento da jovem soprano brasileira Jéssica Leão, que inaugurou a noite cantando o Hino Nacional Brasileiro.