Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro com maestro Carlos Moreno. Sala São Paulo, 2022.

Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro abre inscrições para Temporada 2023

Novos músicos: vejam como se inscrever

As inscrições já estão abertas e se estendem até 14 de abril/2023

A Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro (OAMB) terá uma programação instigante em 2023.

Seus músicos terão a experiência única de participar de grandes espetáculos na Sala São Paulo, junto de artistas consagrados mundialmente – como a mezzo-soprano Elīna Garanča, o baixo-barítono Sir Bryn Terfel, o violinista Lorenz Nasturica-Herschcowici, o maestro Constantine Orbelian. Em suas atividades, a OAMB contará, como sempre, com os mais expressivos e gabaritados professores de orquestra, orientando cada naipe, em ensaios e masterclasses.

Fundada em 2017 por iniciativa de Sabine Lovatelli, a OAMB tem o maestro Carlos Moreno como regente titular e Tarik Dib como diretor.

Reconhecida pelo alto padrão artístico desde suas primeiras apresentações, a OAMB se renova a cada ano, com a proposta de proporcionar oportunidades e vivências artísticas para o maior número possível de músicos brasileiros. Voltada para o desenvolvimento de talentos, também proporciona aos músicos a participação nos programas de bolsas de estudos do Mozarteum, para aprimoramento em renomadas instituições europeias.

Regulamento:

. Podem participar músicos que tocam os seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor e trombone baixo, tuba, percussão (com provas de tímpanos e caixa).

. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente através do formulário disponível no site do Mozarteum Brasileiro (link ao final desta página). Não será aceita qualquer outra forma de inscrição.

. Ao preencher o formulário, o candidato deverá:

– Anexar biografia comprovando prática e experiência em orquestra.

– Inserir link do YouTube com apenas um vídeo que mostre o candidato executando o movimento de uma obra de livre escolha, de preferência com acompanhamento de piano. A música não pode ser autoral.

. Critérios de seleção:

. Idade: de 16 a 25 anos; menores de 18 anos devem anexar carta de autorização dos responsáveis.

. A análise das informações enviadas será realizada através de uma comissão de avaliação. Os critérios utilizados serão de inteira responsabilidade desta comissão.

. A decisão da comissão de avaliação é soberana e irrecorrível.

. A qualidade sonora e visual do vídeo enviado é de responsabilidade do candidato.

. A comissão de avaliação verificará apenas 1 (um) vídeo de cada candidato. Caso seja feita mais de uma inscrição, a comissão se reserva o direito de considerar apenas a primeira, desconsiderando as demais.

. O processo seletivo abrangerá um número de suplentes para todos os instrumentos, que poderão ser convocados em casos de desistência ou suspensão do bolsista.

. O candidato não deve se inscrever se estiver aguardando confirmações de viagens, datas de concertos ou testes em outras instituições.

. O valor da bolsa para os concertos da temporada 2023 é R$1.000,00 (Hum mil reais) para tutti e R$1.500,00 (Hum mil e quinhentos reais) para chefe de naipe.

. As datas de concertos e ensaios da temporada 2023 são:
27/6 – Elīna Garanča – Sala São Paulo. Ensaios de 20/6 a 26/6 – das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h;
4/10 – Lorenz Nasturica-Herschcowici – Sala São Paulo. Ensaios de 28/9 a 3/10 – das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h;
8/11 – Sir Bryn Terfel – Sala São Paulo. Ensaios de 2/11 a 7/11 – das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h.

Obs.: O almoço nos dias de ensaios será oferecido no local, pelo Mozarteum.

. Os candidatos selecionados não têm garantia de participação na temporada completa. A direção da OAMB se reserva o direito de substituir qualquer músico ao longo da temporada.

. As partes de estudos do repertório serão enviadas por e-mail com a devida antecedência.

. Os resultados estarão disponíveis no site do Mozarteum a partir do dia 8 de maio de 2023.

Para esclarecer dúvidas, entre em contato com o Mozarteum pelo telefone (11) 3815-6377.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfwv6d3e-GU4A9KGh3cVovuMi2n_Narh7bGKK2L3WpUqHuH4A/viewform