Mozarteum Brasileiro apresenta sua programação de 2021, em São Paulo

Duas grandes estrelas do canto lírico – a soprano letã Kristine Opolais, que se apresentará pela primeira vez no Brasil, e a soprano alemã Diana Damrau – marcam a programação na Sala São Paulo, que também apresentará o grupo camerístico austríaco Eggner Trio e Gershwin Piano Quartet, da Suíça.

Em 2021, o Mozarteum Brasileiro espera comemorar, junto com público e artistas, não só os seus 40 anos de atividades, como também a retomada cultural, com apresentações presenciais, após as adversidades causadas pela pandemia do novo coronavírus em 2020.

A programação de 2021 do Mozarteum na Sala São Paulo dá destaque, mais uma vez, ao canto lírico. Especialmente nos últimos anos, o Mozarteum vem promovendo estreias brasileiras de grandes cantores, todos no auge de suas carreiras – como Anna Netrebko (em 2018), Elīna Garanča (2019), Jonas Kaufmann (2016), Javier Camarena e Pretty Yende (2017).

Esta programação lírica já é uma das referências do Mozarteum, aguardada com expectativa. Em 2021, a soprano letã Kristine Opolais se apresentará no Brasil pela primeira vez em companhia da Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro, com regência do norte-americano Constantine Orbelian como maestro convidado.

Uma das sopranos mais requisitadas da atualidade, Kristine Opolais é estrela constante das produções operísticas do Metropolitan Opera de Nova York; Royal Opera House Covent Garden, de Londres; do Teatro alla Scala de Milão; Wiener Staatsoper; Deutsche Sttatsoper Berlin; Bayerische Staatsoper, entre outros. Segundo a crítica, sua tonalidade brilhante de voz combina-se com poderosa intensidade dramática. Daniel Barenboim, Sir Antonio Pappano, Sir Simon Rattle, Sir Mark Elder, Daniel Harding, Andris Nelsons, Fabio Luisi, Kirill Petrenko e Semyon Bychkov, são alguns dos maestros com os quais ela já trabalhou.

A soprano alemã Diana Damrau é outra sumidade internacional, que volta a se apresentar na programação do Mozarteum depois de sua estreia brasileira de enorme sucesso, em 2017. Artista lírica completa, reconhecida como a principal soprano coloratura do mundo, ela soma carisma e magnetismo cênico à sua extraordinária capacidade vocal. Nas apresentações em São Paulo, estará acompanhada de Nicolas Testé, prestigiado baixo-barítono francês, e da Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro, conduzida por Pavel Baleff, maestro búlgaro convidado, atual regente titular da Orquestra Filarmônica de Baden-Baden, na Alemanha.

Outra atração da programação de 2021 do Mozarteum é o austríaco Eggner Trio, um dos mais reconhecidos trios de piano da atualidade. Fundado em 1997 pelos irmãos Eggner – Georg (violino), Florian (violoncelo) e Christoph (piano) – apresenta-se regularmente em palcos referenciais, como o Concertgebouw de Amsterdam e o Wigmore Hall de Londres. Além da atuação como conjunto de câmara, os três músicos têm se apresentado como solistas de importantes orquestras.

Gershwin Piano Quartet também integra a programação do Mozarteum do próximo ano. Sucesso mundial, com plateias cativas no Brasil, este grupo suíço inovador reúne músicos virtuosos, que estabelecem relações inusitadas com os pianos, em interpretações de programas diversos, mas sempre com presença das obras de George Gershwin, fonte inspiradora do quarteto.

Além dos concertos na Sala São Paulo, o Mozarteum dá continuidade, em 2021, aos programas on-line lançados em 2020: o Mozarteum em Casa e o Mozarteum Escola.

Transmitida quinzenalmente através do YouTube, a série Mozarteum em Casa revive a programação de quase 40 anos do Mozarteum, a maior parte gravada pela TV Cultura. Com isso, procura-se disponibilizar concertos realizados em diferentes épocas para um público amplo. Cada programa conta com os comentários do maestro Carlos Moreno, regente titular da Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro.

Mozarteum Escola é um novo e auspicioso projeto do Mozarteum, que se integra às suas realizações permanentes. Com o objetivo de expandir fronteiras de aprendizado e conhecimento, oferece aulas on-line de música, ministradas por professores de renome, que permanecem disponíveis no website do Mozarteum Brasileiro, via seu canal no YouTube.

Idealizada por Sabine Lovatelli, a série de videoaulas do Mozarteum Escola deve formar, com o tempo, um acervo importante, cada vez mais completo, aberto para consultas, pesquisas, estudos. Uma extensa gama de aulas diversas, gratuitas, pretende despertar interesse em leigos, contribuindo para ampliar a compreensão das artes e, ao mesmo tempo, proporcionar ensinamentos relevantes para estudantes e profissionais. Todos os naipes de instrumentos estão em foco, assim como aulas de regência e canto – para níveis iniciante, intermediário e avançado. São cursos livres, cujos conteúdos ficam a critério de cada mestre.

 

Atividades do Mozarteum em Trancoso (BA):

De 4 a 10 de julho de 2021 deve-se realizar a sexta edição da academia Canto em Trancoso, cujo objetivo é proporcionar formação, aprimoramento e oportunidades para jovens cantores brasileiros. Desde 2015, o Mozarteum reúne no Teatro L’Occitane, na cidade baiana de Trancoso, cerca de 50 bolsistas de diferentes regiões do Brasil, para uma semana de cursos intensivos, com professores renomados. Ao final, todos participam de um concerto de encerramento e os quatro participantes que mais se destacaram recebem uma bolsa adicional para um período de estudos na Europa. A academia Canto em Trancoso realiza-se em parceria com a Chorakademie Lübeck, da Alemanha, e vem revelando talentos continuamente, alguns deles já trabalhando fora do Brasil.

Outro evento importante da programação do Mozarteum – o festival Música em Trancoso – foi prorrogado para 2022, em razão da pandemia do novo coronavírus. A nona edição do festival, em 2020, teve de ser cancelada na antevéspera, em razão da crise sanitária mundial. Normalmente, o Música em Trancoso acontece em março, entre o Carnaval e a Páscoa. Porém, diante dos cuidados que a pandemia ainda exige, nos vemos na obrigação de postergar a edição de 2021, para que todos possam aproveitar o evento com total segurança e em atmosfera de alegria. A intensa programação do festival reúne cerca de 300 artistas, com espetáculos diários no Teatro L’Occitane, além de atividades gratuitas paralelas, como concertos ao ar livre, masterclasses para jovens músicos brasileiros e aulas de iniciação musical nas escolas públicas da região. Para que os concertos cheguem prontos e perfeitos ao palco, há muita preparação e coordenação, entre pessoas de lugares muitas vezes distantes e de condições diversas, do Brasil e do exterior, com grande antecipação. Portanto, a atual conjuntura nos obriga a aguardar, para que tenhamos as condições adequadas e assim garantir vida longa para o festival Música em Trancoso.

 

Agenda dos concertos de 2021 na Sala São Paulo

4 e 5 de maio (terça e quarta-feira, 21h):
Eggner Trio

21 e 23 de junho (segunda e quarta-feira, 21h):
Diana Damrau (soprano), Nicolas Testé (baixo-barítono), com Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro e Pavel Baleff (maestro convidado)

17 e 18 de agosto (terça e quarta-feira, 21h):
Gershwin Piano Quartet

26 de outubro (terça-feira, 21h):
Kristine Opolais (soprano), com Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro e Constantine Orbelian como maestro convidado

Vendas de ingressos: no início de 2021. Informações: https://www.mozarteum.org.br/

 

*programação sujeita a alteração