#NossosTalentos – O compositor Eduardo Frigatti estreia O Corvo no Festival Amazonas de Ópera de 2021

#NossosTalentos

Eduardo Frigatti

O compositor paranaense que teve sua carreira impulsionada pelo programa socioeducativo do Mozarteum, estreia O Corvo no Festival Amazonas de Ópera de 2021

O Mozarteum Brasileiro comemora o sucesso do compositor Eduardo Frigatti que, em 13 de junho, estreou a ópera de câmara O Corvo, de sua autoria, no Festival Amazonas de Ópera.

Como bolsista do Mozarteum, Eduardo Frigatti estudou com Krzysztof Penderecki, um dos maiores compositores do século 20 e um dos grandes nomes da música clássica polonesa. Tal experiência foi determinante para o paranaense que hoje leciona na Universidade Marie Curie Sklodowska, em Lublin, onde recentemente estreou In Memoriam, obra para orquestra de cordas, realizada sob a orientação de Penderecki (1933-2020). Muito bem recebida, esta composição rendeu a Frigatti o convite para criar mais uma obra, para coro, órgão e orquestra de câmara, que será sua primeira sinfonia.

“Sou muito grato ao Mozarteum por ter me proporcionado a experiência fundamental com Penderecki, um artista fora da curva, que me mostrou que é possível concretizar sonhos. Penderecki me dizia para continuar compondo, que seria uma pena se eu parasse. Tenho trabalhado muito para fazer jus às palavras dele”, diz Frigatti.

“Participar do concerto ‘Noite das Estrelas’, promovido pelo Mozarteum em 2018 na Sala São Paulo, também me deu uma visibilidade importante, que ajudou a me projetar. O trabalho do Mozarteum é relevante pelos espetáculos que realiza e também pelo estímulo a jovens músicos que, através de bolsas de estudos, podem se qualificar e propagar a arte e a cultura brasileiras internacionalmente”.

Eduardo Frigatti baseou-se no poema homônimo de Edgar Allan Poe, a partir de uma tradução de Machado de Assis, para criar o roteiro de “O Corvo”, que ganhou animações inspiradas no cinema expressionista alemão, para sua estreia no Festival Amazonas de Ópera. Esta 23ª edição do evento amazonense é on-line, por causa da pandemia do novo coronavírus. O link para assistir à apresentação de O Corvo no YouTube é https://www.youtube.com/watch?v=8qU80DRnVhw

Foto: Marcos Hermes