Confira como foi a 1ª academia Canto em Trancoso

O Mozarteum Brasileiro e a associação Música em Trancoso em parceria com a Chorakademie Lübeck, academia coral reconhecida internacionalmente, realizou de 25 de junho a 01 de julho de 2015, a 1ª academia Canto em Trancoso, no teatro L’Occitane, Trancoso – BA.

Foram 6 dias de aulas gratuitas para 50 bolsistas selecionados de 10 estados brasileiros, entre 17 e 28 anos, com bolsa integral, incluindo transporte aéreo e terrestre, hospedagem e alimentação.

O objetivo da academia foi promover o aperfeiçoamento de interpretação e técnica de canto para jovens em fase de desenvolvimento de suas carreiras e, ao mesmo tempo, incentivar iniciantes para seus estudos.

Entre os 50 bolsistas, foram selecionados 6 cantores que farão parte da Chorakademie Lübeck 2016 e ganharam mais uma bolsa de estudo, esta vez, para a Alemanha.

Confira abaixo como foi essa semana.

Aulas individuais com a professora Lucia Duchonova

 

Aulas em formato de ensaios com o maestro Rolf Beck

Dois concertos gratuitos abertos ao público

Giuseppi Verdi: “Nabucco” – Chorus of the Hebrew slaves
Academia Canto em Trancoso

Confira os seis selecionados

concertos-gratuitos-03

Bruno de Sá Nunes

“Agradeço ao Mozarteum Brasileiro e a Chorakademie Lübeck pela iniciativa incrível de fomentar a cultura e a educação. Durante esses dias de academia tive a oportunidade de aprender muito com os professores, Rolf Beck e Lucia Duchonova, que trabalharam conosco num ritmo de exigência internacional, trazendo uma bagagem enorme de conhecimento, nos preparando para uma carreira internacional. Ter contato com cantores de alto nível, tanto os bolsistas brasileiros quantos os coralistas integrantes do Chorakademie Lübeck, e essa troca de experiências musicais e extra-musicais, contribuíram para minha formação como cantor profissional e também como ser humano. Fiquei muito grato e feliz ao saber que era um dos cantores selecionados para bolsa de estudos na Alemanha, sem dúvidas será um divisor de águas na minha vida, possibilitando continuar meus estudos em um lugar reconhecido mundialmente, abrindo, inclusive, novas oportunidades de trabalho e reconhecimento, ainda mais no meu caso, devido a raridade da minha classificação vocal. Muito obrigado e parabéns a todos.”

25 anos, São Paulo – SP, Soprano

A.Lloyd Webber: “Requiem”- Pie Jesu
Bruno de Sá Nunes, 25 anos – São Paulo/SP
Jean Carlos Gorges, 22 anos – Curitiba/PR

Camila Aparecida Rabelo

“Esta academia foi para mim um grande aprendizado e experiências que levarei para minha vida pessoal e profissional. Tivemos uma semana intensa de ensaios, aulas e muita disciplina. As aulas com Lucia Duchonova foram incríveis, ela foi sempre muito disposta, paciente e muito competente. Os ensaios com o maestro Beck, foram muito intensos, repletos de informações e conhecimento. Estou muito feliz por ter sido uma das bolsistas convidadas para participar do coro de Lübeck no próximo ano. Isso com certeza é um grande passo na minha carreira profissional e agradeço ao Mozarteum por proporcionarem esta grande oportunidade.”

24 anos, São Paulo – SP, Soprano

W.A.Mozart: “Cosi fan tutte” – aria Fiordiligi
Camila Rabelo, 23, Sao Paulo

 

Gabriel Henrique Pereira

“Ir para o paraíso chamado Trancoso é algo muito especial, porém ir para esta cidade e fazer música com esta academia é algo indescritível. No primeiro dia, fomos surpreendidos com um concerto oferecido pelo Chorakademie Lübeck, o que fez com que nós, alunos bolsistas da academia, já sentíssemos a grandiosidade do que significava estar ali. Foram dias intensos de ensaios com o minucioso e competente maestro Beck e maravilhosas aulas de canto com Duchonova, que nos deu a oportunidade de aperfeiçoar e construir melhor desempenho ao longo dos dias. Tudo contribuía para que tivéssemos uma boa atuação durante a academia: desde a hospedagem à alimentação, do tratamento à organização, e por sabermos que esta era uma oportunidade que poderia mudar nossas vidas. No último dia, quando o sentimento era de pura gratidão por tamanha oportunidade de crescimento, eu só quis retribuir este presente cantando com propriedade, determinação e muita emoção no concerto final, mas uma grande notícia ainda estava por vir no fim do espetáculo, a de que sou um dos 6 selecionados para a bolsa de estudos! “MUITO OBRIGADO!” ao Mozarteum Brasileiro, pela grande iniciativa de trazer grandes nomes da música erudita para perto de nós, nos proporcionando evolução, e ao Maestro Beck e a Lucia Duchonova, que confiaram em meu trabalho e me escolheram para representar meu país na Alemanha. Darei o melhor que tenho em meu ser para expressar o quanto sou grato e o quanto estou feliz. Certamente o trabalho de vocês faz a diferença para o Brasil e para o mundo!”

21 anos, Belo Horizonte – MG, Tenor

Ian Spinetti Brito

“A primeira academia Canto em Trancoso foi um completo sucesso. Organização quase impecável, tendo em vista que esta foi a primeira edição da academia. As masterclasses com Lucia Duchonova foram extremamente produtivas para mim, um momento bom para fazer música e melhorar a técnica com uma professora maravilhosa. O Mozarteum trouxe para o Brasil um pouco de visão do mercado exterior, fazendo com que os cantores participantes tracem novas metas, alcançando objetivos mais complexos.”

20 anos, Brasília – DF, Tenor

A.Tosti: Non t`amo piu
Ian Spinetti, 24, Rio Grande de Serra

Ivy Cristina Szot

“A oportunidade de conhecer pessoas de outros países e conhecer suas vozes e formas de estudo, foi maravilhoso! O treinamento com o maestro Rolf Beck, sua interpretação tanto do repertório renascentista quanto de ópera, foi um conhecimento inestimável. Parabenizo toda a equipe pelo trabalho bem feito, pela paciência e persistência que tiveram para o sucesso da academia. Sou grata pelo bolsa concedida e tenho certeza que isso mudará minha vida para sempre.”

18 anos, São Bernardo do Campo – SP, Alto

Luisa Brack Aguilar

“Participar da academia Canto em Trancoso foi uma experiência incrível em todos os aspectos. Em termos musicais e pedagógicos não há o que falar, é um privilégio poder trabalhar diariamente com maestro Rolf Beck e a mezzo soprano Lucia Duchonova. Culturalmente foi também muito rico, convivemos com jovens músicos do Brasil e do mundo e compartilhamos experiências de vida e musicais muito diversas, e isso foi parte do aprendizado. O Mozarteum está de parabéns por proporcionar esse singular projeto na formação musical de jovens cantores.”

27 anos, Cotia – SP, Soprano

Sabine Lovatelli e o maestro Rolf Beck avaliam Canto em Trancoso

“Brasil tem muitos cantores talentosos e altamente qualificados”, diz Rolf Beck, maestro da Chorakademie Lübeck, ao final da 1ª Academia Canto em Trancoso. Para Sabine Lovatelli, os bolsistas souberam aproveitar com muita inteligência a oportunidade.

O nível dos cantores brasileiros foi muito bom em geral. Dois deles são excelentes, têm padrão internacional: a soprano Camilla Rabelo e o sopranista Bruno de Sá Nunes. Ambos são sensacionais! Há outros de alto nível também. Nós convidamos seis deles para participar da próxima academia em Lübeck, em março de 2016.

Para mim, o Canto em Trancoso comprovou que o Brasil tem muitos cantores talentosos e altamente qualificados. Seria muito importante continuar com a ideia de uma academia coral em Trancoso.”
Para Sabine Lovatelli, presidente do Mozarteum Brasileiro, que realizou o Canto em Trancoso, o evento confirmou o potencial do canto lírico no Brasil. “Esta primeira academia mostrou que temos realmente muitos talentos, que queremos fomentar e revelar. Para nós foi muito gratificante observar que os bolsistas levaram os workshops muito sério. Todos souberam aproveitar com muita inteligência esta oportunidade com a Chorakademie Lübeck e tudo isto, somado ao espaço privilegiado do Teatro L’Occitane, contribuiu para o sucesso desta primeira academia coral em Trancoso.”, afirma Sabine, que espera dar continuidade ao Canto em Trancoso.

W.A.Mozart: “Don Giovanni” – aria Leporello
Celio H. Oliveira De Souza, 24, Belo Horizonte

Parceiros

 

lei-de-incentivo-web