Concurso Mozarteum Cadenza seleciona 13 jovens talentos

A primeira edição do concurso Mozarteum Cadenza já tem sua lista de selecionados: são 13 jovens talentos que, em 2022, estarão desfrutando dos programas socioeducativos do Mozarteum Brasileiro.

Lançado em 2021, Mozarteum Cadenza surgiu durante a pandemia do novo coronavírus para estimular, criar perspectivas, dar visibilidade e oportunidades para jovens músicos – de instrumentos e de canto lírico.

Mozarteum Cadenza foi idealizado por Sabine Lovatelli, presidente do Mozarteum, junto com o maestro Carlos Moreno, regente titular da Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro, que explica como o concurso surgiu:

— Num momento da história da humanidade em que nos deparamos com uma epidemia global que nos levou ao isolamento social, percebemos o quanto seria necessário usarmos nossa criatividade para auxiliar os jovens estudantes de música. Já sabíamos que, por causa da crise sanitária, muitos estavam desistindo dos estudos ou até mesmo vendendo seus instrumentos. Daí nos surgiu a observação e lembrança de que o estudo de cadências de concertos se faz individualmente, inclusive no momento da performance, não havendo nenhuma forma de acompanhamento. Essa fonte de inspiração musical nos trouxe uma direção para este momento que exige poucas pessoas num mesmo ambiente.

Sobre os resultados, os jurados – maestro Carlos Moreno e o pianista Tarik Dib – avaliam:

— Ao analisarmos os materiais enviados ficamos realmente sensibilizados pelo alto nível de tantos jovens, entre 14 e 21 anos, que o Mozarteum Cadenza alcançou. Trata-se de uma faixa etária importantíssima de ser olhada e colocada no parâmetro internacional, para que esses artistas potenciais realizem seus estudos e desenvolvam belas carreiras. São jovens brasileiros de várias regiões, que terão um universo de possibilidades a partir das bolsas de estudos oferecidas pelo concurso. Mozarteum Cadenza se propõe a ser uma ponte para a juventude musical brasileira.

Os selecionados desta primeira edição de Mozarteum Cadenza, que deve ser anual, serão direcionados para um dos seguintes programas socioeducativos:

. participação no espetáculo Noite das Estrelas, que apresenta, na Sala São Paulo, solistas cujas carreiras foram impulsionadas pelo Mozarteum;

. participação no Summer Academy – Collegium Musicum, em Pommersfelden, Alemanha;

. masterclasses exclusivas com um dos renomados mestres que trabalham com o Mozarteum.

Os selecionados do 1º Mozarteum Cadenza são:

. Anabel Cunha de Souza, 20 anos, de São Paulo (SP) – piano;

. André Luiz Lopes Moreno, 20 anos, de São Paulo (SP) – violino;

. Dersu Almeida Soares, 21 anos, de Belo Horizonte (MG) – piano;

. Edivonei Gonçalves dos Santos Júnior, 21 anos, de Porto Seguro (BA) – violino;

. Franca Daniela Marcano Ledezma, 20 anos, de Salvador (BA) – violino;

. Guido Felipe Sant’Anna, 16 anos, de São Paulo (SP) – violino;

. Guilherme Peres Silva Oliveira, 21 anos, de Mauá (SP) – violino;

. Iasmim Bonfim, 21 anos, de São Paulo (SP) – violino;

. Leonam Henrique Reis da Silva, 20 anos, de Campinas (SP) – clarineta;

. Lívia Santana (soprano), 14 anos, de Lins (SP) – cantora (soprano);

. Mateus Vieira Rocha, 17 anos, de Tatuí (SP) – violino;

. Rafael Gonçalves Sanches, 17 anos, de Santa Bárbara d’Oeste (SP) – violino;

. Stefany Moreira Stelet, 19 anos, de Volta Redonda (RJ) – viola.