INSCRIÇÕES PRORROGADAS
ATÉ 5 DE SETEMBRO

Concurso Mozarteum Cadenza: conheça o regulamento e saiba como se inscrever

O Mozarteum Brasileiro lança mais um projeto socioeducativo, para incentivar jovens músicos brasileiros. As inscrições podem ser feitas até 5 de setembro de 2021

Cadenza (ou cadência): parte de uma obra musical
que destaca – e coloca à prova – a atuação do solista.

Em 2021, o Mozarteum Brasileiro comemora 40 anos e lança mais um programa voltado para o desenvolvimento de jovens músicos brasileiros – instrumentistas e cantores.

Neste ano incomum, em meio aos desafios da pandemia do novo coronavírus, queremos criar perspectivas futuras e incentivar jovens através da música.

Para tanto, estamos lançando o Mozarteum Cadenza, concurso de periodicidade anual que dará visibilidade e oportunidades a novos talentos. Os selecionados se tornarão bolsistas das ações socioeducativas do Mozarteum Brasileiro.

Pela importância que a cadenza representa no estudo individual, muitas vezes definindo o futuro profissional de intérpretes que participam de premiações internacionais, escolhemos este importante excerto musical para identificar nosso concurso e inspirar nossos músicos.

 

Regulamento:

. Quantidade máxima de inscritos: 500.

. Faixa etária: até 21 anos, até a data da inscrição.

. O concurso é aberto a cantores e músicos dos seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo; flauta, oboé, clarineta, fagote; trompa, trompete, trombone, tuba; xilofone; harpa; piano; violão.

. A seleção será em fase única, sem etapas eliminatórias.

. Cada candidato deverá enviar um vídeo, em alta qualidade, contendo sua interpretação de uma cadenza de livre escolha, de importante obra de repertório. Os instrumentistas de percussão deverão executar obra solo para xilofone. Cantores deverão interpretar uma ária de ópera com cadenza de livre escolha, obrigatoriamente com acompanhamento de piano.

. Não serão aceitas cadenzas próprias autorais.

. No ato da inscrição, o candidato deverá indicar qual cadenza executará.

. A inscrição, com o respectivo vídeo/link no YouTube, deve ser enviada até

5 de setembro de 2021

. Os resultados serão divulgados até 29 de outubro de 2021.

. A comissão de seleção será formada pela direção artística do Mozarteum Brasileiro. Sua decisão é soberana, não cabendo nenhum tipo de recurso.

. Aos selecionados serão proporcionadas oportunidades de participação – ou no espetáculo Noite das Estrelas, que apresenta solistas cujas carreiras foram impulsionadas por programas socioeducativos do Mozarteum; ou bolsa de estudos para aulas no Summer Academy – Collegium Musicum, em Pommersfelden, Alemanha; ou masterclasses exclusivas com um dos renomados mestres que trabalham com o Mozarteum.