Comunicado Festival Música em Trancoso 2021

Desde 2012, o Mozarteum Brasileiro realiza, anualmente, o festival Música em Trancoso.

 

Com programação diária, este evento singular acontece durante oito dias seguidos, levando para a região de Porto Seguro, na Bahia, quase três centenas de artistas, do Brasil e do mundo. Além de espetáculos no Teatro L’Occitane, paralelamente há um intenso programa gratuito de concertos ao ar livre, masterclasses para jovens músicos brasileiros, ministradas por mestres renomados, e aulas de iniciação musical em escolas públicas.

 

Em 2020, na antevéspera da inauguração da nona edição do Música em Trancoso, que teria início em 14 de março, fomos obrigados a prorrogá-lo para 2021 por causa da pandemia do novo coronavírus.

 

Normalmente, o festival Música em Trancoso acontece entre o Carnaval e a Páscoa, para criar alternativas de movimentação econômica para a região, além das temporadas tradicionais.

 

Para que os concertos cheguem prontos e perfeitos ao palco, há muita preparação e coordenação entre pessoas de lugares muitas vezes distantes e de condições diversas.  Exige um planejamento minucioso, com grande antecipação: definição de programas artísticos, escolha e contratação de artistas, logística de viagens, hospedagens, alimentação, transportes locais, instalações técnicas, planejamento de ensaios e, finalmente, o financiamento de tudo.

 

A data do festival de 2021 já estava marcada: 6 a 13 de março. Porém, diante dos cuidados que a pandemia ainda exige, nos vemos na obrigação de postergar esta edição para março de 2022 – ou algum momento que nos permita realizar o evento com total segurança, para que todos possam aproveitar o evento em atmosfera de alegria.

 

O nosso desejo é preservar o Música em Trancoso nas suas melhores condições, para garantir uma vida longa para este evento.

 

Manteremos todos informados, acreditando que, logo, poderemos celebrar mais um festival Música em Trancoso.