Canto Mozarteum 2022 realiza concerto de encerramento com sucesso e escolhe quatro finalistas para bolsas adicionais de estudos

Após uma semana de cursos intensivos, Canto Mozarteum 2022 culminou com o concerto de encerramento no dia 9 de julho, no templo da Igreja Presbiteriana do Jardim das Oliveiras, em São Paulo. Mais uma vez, esta academia de canto inaugurada em 2015 pelo Mozarteum consolidou-se como um sucesso.

O belíssimo espetáculo de encerramento destacou o talento de 32 jovens cantores vindos de nove Estados brasileiros, na interpretação da “Petite Messe Solennelle”, de Rossini, com regência de Rolf Beck e acompanhamentos de Maria José Carrasqueira (piano) e Bruno Tadeu (harmônio).

Ao final foram anunciados os quatro participantes que ganharam bolsa adicional de estudos na Europa, em 2023. São eles:

 

Luiza Girnos de Figueiredo – mezzo-soprano – 27 anos, de São Paulo (SP)

 

Erickson Luiz de Melo Nunes – tenor – 25 anos, de Goiás (GO)

 

Günther Connan Theilacker – barítono – 23 anos, de Santa Catarina (SC)

 

Thiago Roberto Costa Silva – tenor – 20 anos, de São Paulo (SP)

 

Os professores convidados deste ano foram a mezzo-soprano eslovaca Lucia Duchoňová e o barítono holandês Marcel Boone, além de Rolf Beck, que também coordena a academia.

Canto Mozarteum surgiu em 2015, como Canto em Trancoso. Até 2019 realizou-se em Trancoso, no município de Porto Seguro, sul da Bahia. Por causa da pandemia, as edições de 2020 e 2021 foram canceladas.

Em 2022, a academia voltou a se realizar, transferindo-se para São Paulo. Neste ano, o local de realização foi a Igreja Presbiteriana do Jardim das Oliveiras (alameda Jaú, 752, Jardim Paulista), escolhido pelas facilidades de acesso (próximo à avenida Paulista, estação Trianon-Masp de metrô), pelas qualidades acústicas do templo e pelo vínculo da instituição a projetos de formação musical.

Com o objetivo de proporcionar formação, aprimoramento e oportunidades para jovens cantores brasileiros, a academia Canto Mozarteum já foi frequentada por mais de 200 bolsistas de todo o Brasil. Para os participantes, a academia abre perspectivas de evolução e profissionalização, impulsionando carreiras no canto lírico.

O Mozarteum Brasileiro agradece e parabeniza os participantes de Canto Mozarteum 2022, desejando a todos um futuro de muito sucesso!

Fotos: Cauê Diniz