Camerata Jovem de Trancoso: nasce uma nova orquestra no Brasil

Maestro Carlos Moreno com a Orquestra Camerata Jovem de Trancoso

As portas e janelas da Casa das Festas, que compõe o colorido casario do Quadrado, no coração de Trancoso, permanecem sempre abertas durante os ensaios da Orquestra Camerata Jovem, recém-formada pelo maestro Carlos Moreno. Desde o dia 13 de janeiro a música invade o vilarejo, se integrando à paisagem e ao dia a dia da população.

Músicas de autores brasileiros, como Heitor Villa-Lobos, Claudio Santoro, Baden Powell, Guerra Peixe, Ernani Aguiar, Antonio José Madureira e Adail Fernandes compõem o repertório da Orquestra, que prepara seus concertos de estreia.

Desde o dia 24 de janeiro, quando estreou na Igreja de São João Batista, outro lugar histórico do Quadrado de Trancoso, a Camerata Jovem vem se apresentando em diferentes locais (dia 25/1, 20h, no Shopping Canto Verde; 27/1, 17h, na Pousada Estrela D’Água). A agenda, já movimentada, tem novos concertos surgindo a todo momento. Em 31 de janeiro será no Espaço O Cacau (20h30); 1 de fevereiro na Igrejinha do Quadrado (20h) e 4 de fevereiro na Casa Amarela do Quadrado Histórico (20h). Por enquanto.

“Estou apaixonado por este trabalho, pois os jovens músicos são cativantes”, diz o maestro Moreno, que atualmente também dirige a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro.

Carlos Moreno conta que começou a idealizar a Orquestra Camerata Jovem de Trancoso quando passou a vivenciar os acontecimentos artísticos do charmoso vilarejo da região de Porto Seguro, no sul da Bahia, onde desde 2012 acontece o festival Música em Trancoso, organizado pelo Mozarteum Brasileiro.

Em 2017, com a formação da Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro, da qual é maestro titular, Carlos Moreno estreitou ainda mais os seus laços com Trancoso. Além da intensa participação no festival, passou a realizar atividades pedagógicas constantes, vinculadas ao Instituto Trancoso e ao Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia). O intercâmbio com estas duas instituições, que desenvolvem trabalhos de formação na região, revelou os talentos da cidade para o maestro.

“Ao perceber o quanto poderia realizar ao aproximar estes talentos das atividades desenvolvidas pelo Mozarteum Brasileiro na vila de Trancoso, criei durante o ano de 2017 três oficinas intensivas de práticas de orquestra”, afirma Moreno. “Deste trabalho surgiram os músicos para a minha tão sonhada orquestra sazonal. Com apoio integral de Sabine e Carlo Lovatelli, do Mozarteum, pude desenvolver e captar apoios de 16 padrinhos – ou chairs, como chamamos estes nossos parceiros – que adotaram cada um dos 16 integrantes desta Camerata e também viabilizaram minhas participações nas oficinas”.

O maestro observa que tal trabalho, além de fortalecer a formação cultural na região, lhe permite levar para a comunidade de Trancoso o modelo das orquestras com as quais trabalhou nos Estados Unidos. “Para nós seriam as sociedades sinfônicas mantidas por chairs ou padrinhos”.

Neste início de 2018, o curso intensivo de férias que está dando origem à Camerata, vem sendo realizado por Carlos Moreno desde o dia 13 de janeiro e se estende até 14 de fevereiro. Além dos ensaios na Casa das Festas, a orquestra tem se apresentado em locais inusitados de Trancoso, como o espaço Canto Verde – sempre com público expressivo e visivelmente fascinado pelos jovens músicos.

“Sinto que a comunidade de Trancoso quer realmente ter sua Camerata, em definitivo e de forma sazonal, para que jamais detenha seus talentos em formação. Com isso, poderão desfrutar dos grandes horizontes que certamente se abrirão para cada um deles”, salienta Carlos Moreno.

Durante o curso intensivo de férias, além das aulas diárias com o maestro Carlos Moreno, cada um dos 16 integrantes da Camerata Jovem de Trancoso recebe uma bolsa de estudos no valor de R$ 1,5 mil. Os instrumentos dos jovens músicos, com média etária de 17 anos, ainda ganharam melhorias como encordoamentos de alta qualidade e restauros de arcos. Para completar, os músicos também estão sendo orientados, durante dez dias, por dois professores de São Paulo – a violinista Constança Almeida Prado e o contrabaixista Júlio da Silva.

A expectativa geral, no entanto, é viver um grande momento na abertura do 7º festival Música em Trancoso, dia 3 de março, quando os músicos da Camerata se juntarão aos quase 100 integrantes da Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro, para tocar a Sétima Sinfonia de Beethoven diante de um público que vem de diferentes partes do Brasil e do mundo.

“Será um momento de grande emoção e comoção”, antecipa Carlos Moreno, que em menos de dois anos está protagonizando fatos notáveis: os nascimentos de duas orquestras no Brasil – a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro e a Camerata Jovem de Trancoso.