Bolsas de estudos do Mozarteum levam três músicos brasileiros para a Summer Academy – Collegium Musicum, um dos mais importantes eventos de ensino e intercâmbio do mundo

 

Em julho de 2017 o Mozarteum somará mais três bolsas de estudos às quase 250 já oferecidas para músicos e estudantes brasileiros em algumas das mais importantes instituições internacionais de ensino.

Desta vez, de 15 de julho a 10 de agosto, três músicos da Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro estarão desfrutando de uma oportunidade única na Summer Academy – Collegium Musicum, que se realiza anualmente em Pommersfelden, município do distrito de Bamberg, no estado alemão da Baviera.

Fundada em 1958, a Summer Academy – Collegium Musicum já recebeu alguns dos mais renomados músicos do mundo, seja como estudantes, professores ou regentes. O padrão de excelência cultivado pela instituição se soma ao local muito especial onde se realiza: o Castelo de Weissenstein. Construído no século 18, é considerado uma obra-prima da arquitetura barroca e suas instalações, que incluem um lindo parque, oferecem a atmosfera ideal para o intercâmbio artístico.

Os músicos brasileiros que estarão na Summer Academy – Collegium Musicum de 2017 são o contrabaixista Julio Nogueira e os violinistas Eder Esli Grangeiro e Wellington Salustiano. Os três destacam-se, atualmente, na Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro, que atua sob regência do maestro Carlos Moreno e estreou em março de 2017, no festival Música em Trancoso.

As expectativas dos bolsistas

Julio Nogueira, 30 anos (contrabaixo):

Julio Nogueira

“A importância desta bolsa para mim é imensa, por vários motivos. Desde que comecei a estudar contrabaixo ouvia falar do festival Música no Castelo, que contava com bolsistas brasileiros selecionados pelo Mozarteum. Além de ter a oportunidade de estudar com artistas renomados, este evento se realiza em um castelo! Aquilo me fascinava (até hoje) e receber este convite foi uma surpresa incrível.
A todo o deslumbramento que sinto pela Summer Academy – Collegium Musicum, há o fator principal que é vivenciar a experiência musical. Passar um mês me dedicando ao meu instrumento, à música de concerto e absorvendo culturas diferentes sem dúvida fará com que eu cresça e evolua tanto como músico e artista como pessoa.
Esta bolsa é a realização de um sonho, uma oportunidade ímpar e estou super feliz em poder realizar mais esta etapa de minha jornada musical.
Agradeço imensamente ao maestro Carlos Moreno pela confiança em meu trabalho e ajuda no desenvolvimento de minha jornada musical e também à Sabine Lovatelli e ao Mozarteum Brasileiro por investirem em minha formação, proporcionando esta experiência enriquecedora e única.”

Eder Esli Grangeiro, 26 anos (violino):

Eder Esli Grangeiro

“Essa bolsa representa muito para mim. Estou cheio de expectativa para esta oportunidade, que me permitirá absorver um pouco da tradição da boa música europeia. Não vejo lugar melhor para aprender música clássica do que na Alemanha. Agradeço ao maestro Carlos Moreno e ao Mozarteum por acreditarem no meu potencial, neste momento tão difícil para a cultura do nosso país.”

 

Wellington Salustiano, 16 anos (violino):

Wellington Salustiano

“Estou realmente muito feliz por ter ganhado esta oportunidade riquíssima de participar da Summer Academy – Collegium Musicum.
Acredito que será uma experiência fantástica poder ter aulas com grandes professores e tocar com outros grandes músicos.
Estarei ganhando mais um incentivo para estudar, aperfeiçoar minhas técnicas e crescer ainda mais musicalmente. Estou muito feliz, com as melhores expectativas!”