Aulas de iniciação musical levam a alegria do aprendizado às escolas públicas de Trancoso e Arraial d’Ajuda

Milhares de crianças das escolas públicas de Trancoso e da região de Porto Seguro, na Bahia, participam, anualmente, das aulas de iniciação musical promovidas pelo festival Música em Trancoso.

Músicos da mais alta competência se encarregam de proporcionar experiências que apresentam a arte como uma expressão lúdica, envolvente, prazerosa – e consequentemente fundamental para a educação, o desenvolvimento humano e cultural dos estudantes.

Em 2018, foram os músicos da Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro que ministraram as aulas durante o 7º festival Música em Trancoso. Neste ano, a ação se concentrou nas escolas Eduardo Brigadeiro Gomes, de Arraial d’Ajuda, e Higino Cristo, de Trancoso.

Os encontros, sempre festejados pelos alunos, aproximam e criam familiaridade com os instrumentos musicais de uma orquestra. As diferentes sonoridades, funções e peculiaridades de cada naipe, são demonstradas pelos músicos, que incentivam a interatividade dos alunos.

Estimulados a produzir sons em instrumentos de cordas, sopros, ou percussão, os estudantes entram em contato com o universo musical sinfônico em aulas que misturam prática e teoria na medida certa para esta faixa etária. O objetivo é sensibilizar, formar, despertar interesse pela arte, em encontros que também acrescentam informações para os professores das escolas.

Para o Música em Trancoso, as aulas de iniciação musical nas escolas públicas compõem um dos pilares de sua programação socioeducativa. Vislumbrar o futuro por meio da educação e da cultura é um dos princípios que regem o festival – cuja irradiação se propaga em várias direções.