Academia Canto Mozarteum 2022: inscrições abertas até 17 de abril

Uma nova fase em 2022! A academia de canto criada pelo Mozarteum em 2015 volta a se realizar em 2022, agora em São Paulo, como Canto Mozarteum.

Canto Mozarteum surgiu como Canto em Trancoso e, desde sua primeira edição, vem revelando talentos e criando oportunidades para jovens cantores de todo o país.

Data da 6ª edição: 3 a 9 de julho de 2022.

O local de realização de Canto Mozarteum será a Igreja Presbiteriana do Jardim das Oliveiras, situada na alameda Jaú, 752, Jardim Paulista, com amplas facilidades de acesso. Instalações privilegiadas para acolher os participantes com máximo conforto, área verde e espaço com excelente tratamento acústico para apresentação de concertos motivaram a escolha deste lugar, também conhecido por suas respeitáveis atividades musicais.

Todos os protocolos de segurança sanitária serão rigorosamente respeitados durante a academia Canto Mozarteum.

Como sempre, nossa academia de canto proporcionará aulas intensivas gratuitas, ministradas por renomados professores, sob a direção do maestro Rolf Beck, da Chorakademie Lübeck, da Alemanha, instituição parceira do Mozarteum na realização deste evento de formação e aprimoramento.

A mezzo-soprano eslovaca Lucia Duchoňová e o barítono holandês Marcel Boone são os professores deste ano.

Os melhores alunos da academia ganham uma bolsa de estudos na Chorakademie Lübeck, no verão de 2023.

Para proporcionar aos jovens cantores participantes a oportunidade de apresentar seus talentos ao público, em uma experiência artística relevante, Canto Mozarteum realiza, a cada edição, um concerto de encerramento, com destaque para grandes obras do repertório clássico vocal. Em 2022, o programa deste espetáculo será a Petite Messe Solennelle, de Gioachino Rossini, para coro e solistas, com regência do maestro Rolf Beck.

Desde sua primeira edição, Canto Mozarteum vem reunindo jovens cantores brasileiros de grande talento, que confirmam a potência do canto lírico no Brasil.

As inscrições devem ser feitas através do site do Mozarteum Brasileiro – Clique aqui para fazer sua inscrição

Informações por telefone: (11) 3815-6987.

Condições para participação:

. Ter entre 16 e 28 anos.

. Inscrever-se até 10 de abril de 2022 por meio de formulário disponibilizado no site do Mozarteum Brasileiro – Clique aqui

. Enviar um vídeo de 5 (cinco) até 10 (dez minutos)  com interpretação de duas peças: uma de Bach ou Händel e uma de Mozart – com acompanhamento obrigatório de piano.

Pedimos, por gentileza, que utilizem um bom piano e que a gravação não seja em uma sala acústica (como uma igreja, por exemplo). A voz não deve ficar abafada pelo som do piano e também não deve haver sons externos interferindo na gravação. Longa abertura de piano não é recomendável (no máximo quatro compassos), já que o mais importante é a performance vocal.

Os interessados em participar dos solos (individuais, em duos ou trios) do concerto de encerramento, cujo programa é a Petite Messe Solenelle, de Gioachino Rossini, devem gravar, além das duas peças acima citadas, uma das seguintes peças entre as indicadas abaixo, para cada naipe vocal (também com acompanhamento de piano):

Sopranos:
1.Dueto Qui tolis peccata mundi
2.Ária Crucifixus
3.Ária O salutaris hóstia

Mezzo/Alto:
1.Terceto Gratias agimus tibi
2.Dueto Qui tolis peccata mundi
3.Ária com o coro Agnus Deit

Tenor:
1.Terceto Gratias agimus tibi
2.Ária Domine Deus

Barítono/baixo:
1.Terceto Gratias agimus tibi
2.Ária Quoniam tu solus sanctus

Processo de seleção:
. Os selecionados receberão bolsas de estudos (incluindo transporte aéreo, terrestre, alimentação e, se necessário, hospedagem).

. Os nomes dos alunos selecionados serão divulgados através de e-mail e no site do Mozarteum Brasileiro no dia 9 de maio de 2022.