Iniciativa pioneira e única no Brasil, a academia Canto em Trancoso foi inaugurada em 2015 e, desde então, vem acontecendo anualmente, nos meses de julho, no Teatro L’Occitane de Trancoso (BA).

Promovida pelo Mozarteum Brasileiro, em parceria com uma das mais reconhecidas organizações corais do mundo – a Chorakademie Lübeck, da Alemanha – a academia Canto em Trancoso tem como objetivo proporcionar formação, aprimoramento e oportunidades para jovens cantores brasileiros.

Durante sete dias por ano, sob a direção do maestro Rolf Beck – expert em canto coral e fundador da Chorakademie Lübeck – Canto em Trancoso reúne cerca de 50 bolsistas, de vários estados brasileiros. Contando com bolsas de estudos que incluem transporte aéreo e terrestre, hospedagem e alimentação, os estudantes participam de aulas gratuitas de técnica vocal e canto, com renomados professores.

Para quatro alunos que se destacam durante a academia é oferecida uma bolsa adicional para um período de estudos na Alemanha, na Chorakademie Lübeck.

Desde sua primeira edição, Canto em Trancoso vem reunindo jovens cantores brasileiros de grande talento, que confirmam a potência do canto lírico no Brasil.

O encerramento de cada edição de Canto em Trancoso é marcado por um espetáculo que destaca grandes obras do repertório clássico vocal – como Carmina Burana, de Carl Orff – que proporciona aos jovens cantores participantes a oportunidade de apresentar seus talentos ao público.