Oscar Peterson 100 anos
Oscar Peterson Centennial Quartet
OAMB

Sala São Paulo
26 de agosto

26 de agosto – 20h30
Sala São Paulo
Celebração Oscar Peterson 100 anos
Oscar Peterson Centennial Quartet
Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro
Carlos Moreno, regente

 

Lenda musical, um dos maiores pianistas de jazz de todos os tempos, Oscar Peterson completaria 100 anos em 2025.

 

Oscar Peterson (1925-2007) conquistou inúmeros prêmios em sua extraordinária carreira – entre outros 8 GRAMMY.

 

Realizou mais de 500 gravações, fundou  fundou sua famosa banda e dividiu o palco com Ella Fitzgerald, Ray Brown, Lester Young, Leonel Hampton, Roy Eldridge, entre outros.

 

Foi o Mozarteum que sempre trouxe Oscar Peterson para o Brasil para aqui realizar apresentações históricas. Uma delas aconteceu em 1987 no Palácio das Convenções Anhembi de São Paulo, quando ele tocou composições próprias e também de Tom Jobim e Duke Ellington.

 

Nascido na cidade canadense de Montréal, Peterson é cultuado em seu país. Além de uma estátua na capital do Canadá e um selo do Canada Post, ele dá nome a murais, parques e ruas. Em 2022, a Royal Canadian Mint emitiu uma moeda comemorativa em homenagem a Peterson.

 

Em 2025, o concerto comemorativo do centenário de Oscar Peterson será protagonizado pelo Oscar Peterson Centennial Quartet, formado por extraordinários músicos – Robi Botos (piano), Ulf Wakenius (guitarra), Jim Doxas (bateria) e Mike Downes (baixo), junto com a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro, sob regência de Carlos Moreno.