Concertos ao ar livre
Orquestra Sinfônica da NDR de Hamburgo, com regência de Thomas Hengelbrock, em Concerto ao Ar Livre no palco externo do Auditório Ibirapuera (São Paulo), em 29 de setembro de 2013.

Concertos ao ar livre

Além das salas de concertos, as programações do Mozarteum Brasileiro se estenderam aos espaços públicos. Para difundir a música clássica entre um público mais amplo e heterogêneo, em 1985 o Mozarteum passou a realizar concertos ao ar livre. Uma importante orquestra inaugurou esta iniciativa: a Royal Concertgebouw de Amsterdam, com Bernard Haitink como regente, em uma inesquecível apresentação no Parque Ibirapuera de São Paulo. Desde então, mais de 240 mil espectadores já compareceram a esses concertos gratuitos, que apresentaram algumas das principais orquestras do mundo, como a Filarmônica de Nova York, a BBC e a Royal Philharmonic de Londres, a Sinfônica de Bamberg, a Sinfônica Estatal Russa “Evgeny Svetlanov”, entre muitas outras. Grandes solistas, como o pianista de jazz Oscar Peterson, também já participaram desses espetáculos.

Em São Paulo, os Concertos ao Ar Livre do Mozarteum tornaram-se frequentes no Parque Ibirapuera, primeiro na Praça da Paz e depois na área externa do Auditório. No Rio, aconteceram no Aterro do Flamengo e nas escadarias da Biblioteca Nacional. Com isso, o Mozarteum cumpre mais um de seus objetivos: tornar a música clássica mais presente no cotidiano brasileiro e formar novas plateias.