Concertos do Meio-Dia
Foto: Marcos Hermes

Concertos do Meio-Dia

No dia 26 de agosto de 1981, o Mozarteum Brasileiro inaugurou um projeto pioneiro: os Concertos do Meio-Dia, no Auditório do MASP (Museu de Arte de São Paulo). Este concerto inaugural apresentou a Orquestra Sinfônica Jovem Municipal sob regência de seu então diretor artístico e regente titular, o maestro Jamil Maluf. O programa reunia obras de Mozart, Radamés Gnatalli e Ravel. Até três concertos por mês se realizaram dali em diante, durante 14 anos seguidos. A interrupção se deu em 1996, por causa de uma reforma no auditório do museu.

Idealizados por Sabine Lovatelli, os Concertos do Meio-Dia pretendiam ampliar e sensibilizar plateias para a música clássica, em um horário acessível, quando muitas pessoas costumam circular na hora do almoço, pela região da avenida Paulista. Gratuitos, os concertos despertaram atenção e contavam com plateias atentas e numerosas. Os programas, anunciados com antecedência, davam destaque a músicos brasileiros, embora também tenham contado, algumas vezes, com artistas estrangeiros do calibre do pianista austríaco Rudolf Buchbinder. Para expandir a cultura musical dos espectadores, havia concertos temáticos – sobre madrigais, suítes, música barroca mineira, entre muitos outros.

Inserir a música no dia a dia da população, disseminar cultura musical, proporcionar experiências musicais da mais alta qualidade, são propósitos que sempre conduziram as atividades do Mozarteum Brasileiro – desde sua fundação, há 40 anos, até hoje.