1989
BBC Philharmonic Orchestra

1989

Dez atrações diferentes ao longo do ano, circulação por oito cidades brasileiras: a temporada de 1989 do Mozarteum foi especialmente intensa.

Em parceria com o evento Itália Viva, promovido no Brasil pela embaixada italiana, o Mozarteum apresentou a ópera O Barbeiro de Sevilha no Teatro Municipal de São Paulo, com direção de Dario Fo, o célebre escritor, dramaturgo e comediante italiano premiado pelo Nobel de Literatura de 1997. O Teatro Nuovo di Torino, companhia de balé que trouxe Luciana Savignano como solista, também integrou os eventos do Itália Viva, assim como as orquestras de câmara I Solisti Aquilani, I Solisti di Roma, além de recitais com Cecilia Gasdia e Renato Bruson (soprano e barítono) e o violinista Uto Ughi.

À parte o Itália Viva, o Mozarteum presenteou seu público com quatro orquestras internacionais. Com Lorin Maazel como regente, a Orquestra da Academia Nacional de Santa Cecilia se apresentou em São Paulo. As outras três – Orquestra de Câmara da Filarmônica de Hamburgo, a BBC Philharmonic Orchestra e a London Festival Orchestra – realizaram as turnês que o Mozarteum promovia com frequência na época.

Com isso, oito capitais brasileiras puderam desfrutar de programas musicais da mais alta qualidade.

Em 1989, aos oito anos de existência, o Mozarteum já tinha a excelência artística consolidada como sua marca principal.