1981
Em maio de 1981, o Mozarteum Brasileiro iniciou sua trajetória, com o objetivo de proporcionar excelência musical às plateias brasileiras. Naquele ano, a atração que marcou o ponto de partida da associação cultural fundada e dirigida por Sabine Lovatelli, foi a Orquestra de Cleveland, que apresentou-se no Theatro Municipal de São Paulo sob regência de seu então diretor e regente titular, Lorin Maazel, já consagrado como um dos mais importantes maestros do mundo.
Festejados por público e críticos brasileiros, Maazel e os mais de cem músicos da Orquestra de Cleveland, inauguraram uma programação, que no decorrer de 1981, também apresentou Chicago Symphony String Quartet; Les Percussions de Strasbourg; Pequenos Cantores de Viena & Wiener Kammerorchester; o pianista cubano-americano Horácio Gutierrez (em recital solo) e a London Sinfonietta.
Desde então, o Mozarteum Brasileiro vem proporcionando programações da mais alta qualidade. Em 40 anos, realizou mais de 1.500 concertos, promovendo inúmeras estreias internacionais no Brasil, de grandes orquestras, maestros e solistas.