
Academia Canto Mozarteum 2023: inscrições abertas até 14 de maio
abril 12, 2023
A academia que, a cada ano, revela e estimula talentos do canto lírico de todo o Brasil, realizará sua 7ª edição em 2023 entre os dias 2 e 8 de julho em São Paulo, na Igreja Presbiteriana do Jardim das Oliveiras.
As inscrições já estão abertas e se encerram em 14 de maio.
Os interessados devem ler atentamente as informações abaixo e enviar a ficha de inscrição preenchida.
Como sempre, nossa academia de canto proporcionará aulas intensivas gratuitas, ministradas por renomados professores, sob a direção do maestro Rolf Beck, da Internationale Choir Akademie, da Alemanha, instituição parceira do Mozarteum na realização deste evento de formação e aprimoramento.
A mezzo-soprano eslovaca Lucia Duchoňová e o barítono holandês Marcel Boone são os professores deste ano.
Os melhores alunos da academia ganham bolsa de estudos adicional para aprimoramento na Europa, em 2024.
Para proporcionar aos jovens cantores participantes a oportunidade de apresentar seus talentos ao público, em uma experiência artística relevante, Canto Mozarteum realiza, a cada edição, um concerto de encerramento, com destaque para grandes obras do repertório clássico vocal.
Em 2023, o concerto de encerramento apresentará as obras Três Salmos, Op. 78, de Felix Mendelssohn-Bartholdy, e Stabat Mater, de Antonín Dvořák. Solistas e coro cantarão sob regência do maestro Rolf Beck.
Desde sua primeira edição, Canto Mozarteum vem reunindo jovens cantores brasileiros de grande talento, que confirmam a potência do canto lírico no Brasil.
As inscrições devem ser feitas através do site do Mozarteum Brasileiro.
Informações por telefone: (11) 3815-6377.
Condições para participação:
. Ter entre 16 e 28 anos.
. Inscrever-se até 14 de maio de 2023 por meio de formulário disponibilizado pelo Mozarteum (acesso no “Clique Aqui” acima)
. Enviar um vídeo de 5 (cinco) até 10 (dez minutos) com interpretação de duas peças: uma de Bach ou Händel e uma de Mozart (livre escolha de ópera, oratório ou missa) – com acompanhamento obrigatório de piano.
Pedimos, por gentileza, que utilizem um bom piano e que a gravação não seja em uma sala acústica (como uma igreja, por exemplo). A voz não deve ficar abafada pelo som do piano e também não deve haver sons externos interferindo na gravação. Longa abertura de piano não é recomendável (no máximo quatro compassos), já que o mais importante é a performance vocal.
. Os interessados em participar de solos, duetos e quartetos em Stabat Mater, de Dvořák, também devem gravar uma das seguintes peças:
SOLO
Nº 4 Ária para baixo – Fac ut ardeat
Nº 8 Ária para contralto – Inflammatus et accensus
DUETO
Nº 7 Dueto para soprano e tenor-Tenor – Fac ut portem Christi mortem (pode gravar a parte vocal com piano)
QUARTETO
Nº 1 Stabat Mater dolorosa (pode gravar sua parte de solo vocal com piano)
Nº 2 Quis est homo, qui non fleret (pode gravar sua parte de solo vocal com piano)
Nº 10 Quando corpus morietur (pode gravar sua parte de solo com piano)
. Também é importante gravar uma breve apresentação de si mesmo em inglês.
Processo de seleção:
. Os selecionados receberão bolsas de estudos (incluindo transporte aéreo, alimentação e, se necessário, hospedagem).
. Os nomes dos alunos selecionados serão divulgados através de e-mail e no site do Mozarteum Brasileiro no dia 6 de junho de 2023.