L’Orchestre de Pau

Fayçal Karoui - regência | Saténik Khourdoian - violino

Quando: 2 e 3 de junho
Horário: 21h
Local: Sala São Paulo (São Paulo, SP)
Praça Júlio Prestes, 16

2/JUNHO/2015
Wolfgang Amadeus Mozart – Abertura de “As Bodas de Fígaro”
Piotr Ilyich Tchaikovsky – Concerto para violino em ré maior (op.35)
Georges Bizet – Sinfonia em dó maior

3/JUNHO/2015
Wolfgang Amadeus Mozart – Abertura de “As Bodas de Fígaro”
Piotr Ilyich Tchaikovsky – Concerto para violino em ré maior (op.35)
Nikolai Rimsky-Korsakov – Sheherazade, Suíte Sinfônica (op. 35)


Emoção musical ao alcance de todos

A L’Orchestre de Pau Pays de Béarn ou, simplesmente, OPPB, surgiu no século XIX, foi recriada em 1985 por Michel Maunas, que a dirigiu durante os anos 1990 e hoje, renovada, é uma jovem orquestra francesa, que ganhou nova dimensão com a nomeação do diretor musical Fayçal Karoui em 2002. Impulsionado por um projeto artístico e cultural ambicioso, Karoui passou a conferir à música clássica o seu legítimo espaço no sul da Aquitânia.

Criador incansável, Fayçal Karoui comprova que a emoção musical está ao alcance de todos. No comando da OPPB, estabelece um elevado padrão musical por meio de programas que aliam solistas e jovens talentos a um público culturalmente distante da música sinfônica. “Levar a música aonde quer que ela possa ser ouvida, sentida com emoção”: é este o compromisso da cidade de Pau que, por intermédio de Karoui e sua orquestra, faz da excelência artística um bem atrativo e acessível a todos.

Dentro deste contexto, a orquestra logo desenvolveu um projeto e uma abordagem original junto ao público jovem: a abertura de ensaios comentados, a presença de crianças na orquestra e criação operística para alunos de escolas de regiões desfavorecidas. Democratizar a cultura tornou-se um objetivo da orquestra, que também se apresenta em presídios, hospitais, bairros populares e áreas rurais. Fayçal diz que se trata de uma “orquestra off-road”.

A OPPB também busca apoiar a música contemporânea e mostrar ao público a arte de nosso tempo. Desde 2002, a cada concerto da série sinfônica, executa-se uma obra de música contemporânea, que é apresentada pelo próprio compositor.

Com prestígio crescente, a OPPB já possui discografia expressiva e sua agenda inclui apresentações em vários teatros e festivais importantes. Em 2013, a orquestra realizou 71 concertos e se apresentou para 51.500 espectadores.

Fayçal Karoui tem contribuído efetivamente para conduzir a OPPB ao elevado patamar em que hoje se encontra. Além do grande talento artístico, o maestro é reconhecido pelo dinamismo absolutamente natural e o admirável empenho em tudo o que faz. Estas razões também levaram críticos e profissionais de Nova York a admirarem o extraordinário trabalho artístico que ele desenvolveu junto à Orquestra do New York City Ballet, entre 2006 e 2012. Kaouri vem ainda demonstrando sua competência à frente da Orquestra Lamoureux de Paris, para a qual foi nomeado diretor musical em 2012.

A agenda de Karoui também inclui frequentes apresentações como regente convidado de orquestras renomadas, como a da Academia de Santa Cecília de Roma, Orquestra Filarmônica de Monte Carlo, Orquestra da Ópera Nacional de Paris, Hong-Kong Sinfonietta, Filarmônica de Bruxelas, entre várias outras.

Na temporada de 2015 do Mozarteum, a OPPB terá como solista a violinista Saténik Khourdoian, cuja projeção na cena internacional vem acontecendo junto a orquestras importantes e em palcos e festivais renomados. Nascida em Marselha em 1983, ela estudou violino com Jean Ter Merguerian no conservatório nacional de sua cidade natal, onde começou a colecionar prêmios já aos 13 anos de idade. Foi eleita “Revelação Clássica de Adami” em 2009, ano em que gravou seu primeiro CD. Atualmente ela toca um violino Pressenda, cedido pelo Fundo Instrumental Francês.


Ingressos

ingresso-rapido-full

Telefone (também aos sábados)
Vendas pela Ingresso Rápido não possuem taxa de conveniência, mas estão sujeitas a taxa de entrega.

www.ingressorapido.com.br


logo_mozarteum

Telefone: (11) 3815-6377  de segunda a sexta, das 9h às 18h:
Rua Pedroso Alvarenga, 58 – 3º andar – Itaim Bibi – São Paulo/SP

Programação 2015