O desenvolvimento da excelência tem um forte aliado nos intercâmbios culturais do Mozarteum Brasileiro.

Todos os anos, desde 2004, o Mozarteum Brasileiro promove intercâmbios com várias instituições da Europa e da América Latina, com o objetivo de estimular o desenvolvimento técnico de jovens talentos da música.

Bolsas de estudos nas academias de música internacionais

Graças às suas relações com academias na Europa, o Mozarteum Brasileiro promove audições especiais para seleção de músicos brasileiros a serem enviados para cursos e festivais europeus. Todos os selecionados recebem uma bolsa que cobre custos de viagem, hospedagem e alimentação, subsidiados pelas próprias academias, governos municipais europeus, pelo Ministério da Cultura brasileiro e pelo Mozarteum Brasileiro.

Nestes cursos de verão, os alunos trabalham com professores que são músicos de grandes orquestras, como a Filarmônica de Viena e a Sinfônica de Hamburgo, e regentes do porte de Riccardo Muti, Christoph Eschenbach, Valery Gergiev, entre outros famosos. Para os alunos, é uma experiência de vida extraordinária. Ser escolhido significa abrir uma perspectiva para a vida futura.

Como participar

Bolsas de estudos 2018

4 bolsas na Internationale Chorakedemie Lübeck

3 bolsas na Collegium Musicum Schloss Pommersfelden

1 bolsa na Akademia Muzyczna w Krakowie

Conheça algumas dessas academias parceiras do Mozarteum Brasileiro:

Academia Orquestral Internacional do Festival de Música Schleswig-Holstein – Alemanha

Academia Orquestral Internacional do Festival de Música de Schleswig-Holstein tem grande prestígio em todo o mundo desde sua fundação por Leonard Bernstein, em 1987. Esta instituição é o coração pedagógico de um dos festivais de música mais importantes da Europa. A cada ano, uma orquestra é formada com músicos jovens de todo o mundo, na qual eles têm a possibilidade de se preparar e trabalhar com alguns dos maiores nomes da música internacional, apresentando grandes obras junto a maestros famosos.

Academia Internacional de Verão – Collegium Musicum Schloss Pommersfelden – Alemanha

A Academia Internacional de Verão tem o seu lugar reconhecido no cenário internacional e é considerada o terceiro evento mais antigo do gênero na Europa. Entre julho e agosto, 75 jovens músicos de várias partes do mundo recebem aulas gratuitas particulares e em grupo, ensaiam e se apresentam em concertos de música de câmara e sinfônica.

Orquestra Internacional – Internationales Orchester Institut Attergau – Áustria

A Orquestra Internacional do Instituto Attergau assumiu como tarefa pesquisar cientificamente os vários aspectos da sonoridade da Orquestra Filarmônica de Viena e ensinar a alunos do mundo todo o modo e a tradição vienenses de fazer música. Os professores da Orquestra Filarmônica de Viena e os regentes que são próximos a essa orquestra promovem o estudo de peças musicais em aulas individuais e em grupo e depois, em ensaios orquestrais, culminando com a apresentação dessas obras em concertos. Esse período de trabalhos práticos acontece em agosto, em Attergau, situada ao norte da Áustria, perto de Salzburg.

Academia de Verão de Mattheis – Alemanha

O Mattheis Sommer Akademie foi criado, em 1998, para celebrar o 250º aniversário do órgão de Johann Michael Stumm que se encontra na igreja de São Matias em Bad Soberheim. Nos últimos 20 anos, milhares de participantes de mais de 20 países e um grande número de artistas mundialmente reconhecidos, além de professores, têm participado deste festival com o intuito de imergir em estudos instrumentais intensivos (masterclasses) e também em concertos do mais alto nível artístico.

Academia Coral Lübeck

A partir de 2013, a Academia Coral do Festival de Música de Schleswig Holstein passou a chamar-se Academia Coral Lübeck, uma instituição única, dedica exclusivamente à formação de jovens cantores. Em seu primeiro ano como instituição independente, sob a direção artística do regente Rolf Beck, que está à frente da Academia Coral desde sua fundação vinculada ao SHMF em 2002, conquistou mais de 600 candidatos nas praças onde promoveu audições.