Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro abre inscrições para a temporada de 2019

A expansão e diversificação de atividades do Mozarteum estimulou o surgimento da Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro (OAMB), que estreou na sexta edição do festival Música em Trancoso, em 2017. Sob direção artística de Sabine Lovatelli e o maestro Carlos Moreno como regente titular, a OAMB revelou alto potencial artístico já em suas primeiras apresentações. Desde então, vem conquistando críticas elogiosas, além de entusiasmo do público.

No festival, além de realizar espetáculos com solistas consagrados, a OAMB desenvolve intensa atividade – em ações de educação musical nas escolas da região de Trancoso, em concertos ao ar livre, em masterclasses nas quais os músicos podem se aperfeiçoar com mestres vindos das melhores orquestras do mundo.

Além do festival Música em Trancoso, a OAMB realiza concertos ao longo do ano – como as participações nos prestigiosos espetáculos das estreias brasileiras da soprano alemã Diana Damrau com o baixo-barítono francês Nicolas Testé (em 2017) e da soprano russa Anna Netrebko e o tenor Yusif Eyvazov, do Azerbaijão (em 2018), na Sala São Paulo.

Para a programação de 2019, a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro inicia mais uma campanha para seleção de novos músicos, com inscrições de 1 a 30 de setembro de 2018. Podem se candidatar músicos que tocam violinos, violas, cellos, contrabaixos, flauta (piccolo), clarinete (clarone), oboé (corne inglês), fagote (contrafagote), trompas, trompete, trombone e trombone baixo, tuba, tímpanos e percussão.

A participação no 8º festival Música em Trancoso, que se realizará de 23 a 30 de março de 2019 no Teatro L’Occitane, demandará ensaios prévios da OAMB em São Paulo (SP), por 13 dias.

Durante o festival, os músicos da OAMB farão parte de uma programação que inclui dois concertos sinfônicos (Réquiem de G. Verdi e Chorus 10 do Villa-Lobos) – sob regência de Carlos Moreno e do maestro alemão Raoul Grüneis. Também participarão de uma apresentação ao ar livre (na Praça do Bosque) e de masterclasses com importantes nomes da música clássica nacional e internacional.

Cada músico selecionado receberá uma bolsa para participação no festival, além de todas as despesas pagas – passagens aéreas, seguro-viagem, hospedagem e alimentação em Trancoso (BA).

Como se inscrever

  • O período de inscrição será de 1 a 30 de setembro de 2018.
  • A inscrição deverá ser feita exclusivamente através do formulário (link ao final da página). Não será aceita qualquer outra forma de inscrição.
  • Ao preencher o formulário, o candidato deverá:
    • Anexar biografia.
    • Inserir link do YouTube com apenas 1 (um) vídeo que mostre o candidato executando o movimento de uma obra de livre escolha, de preferência com acompanhamento de piano. A música não pode ser autoral.

Regulamento e critérios de seleção

  • Idade: sem limite de faixa etária, mas menores de 18 anos, devem ser emancipados e apresentar documento que comprove a emancipação.
  • A análise das informações enviadas será realizada através de uma comissão de avaliação. Os critérios utilizados serão de inteira responsabilidade desta comissão.
  • A decisão da comissão de avaliação é soberana e irrecorrível.
  • A qualidade sonora e visual do vídeo enviado é de responsabilidade do candidato.
  • A comissão de avaliação verificará apenas 1 (um) vídeo de cada candidato. Caso seja feita mais de uma inscrição, a comissão se reserva o direito de considerar apenas a primeira, desconsiderando as demais.
  • O processo seletivo abrangerá um número de suplentes para todos os instrumentos, que poderão ser convocados em casos de desistência ou suspensão do bolsista.
  • Caso o candidato faça parte de alguma orquestra ou instituição é OBRIGATÓRIO enviar o documento de liberação, que faz parte do ato da inscrição. Enviar anexo do arquivo no ato da inscrição.
  • O candidato não deve se inscrever se estiver aguardando confirmações de viagens, datas de concertos ou testes em outras instituições em março de 2019.
  • É necessário ter disponibilidade para TODOS os ensaios em São Paulo (SP) e para todo o período do festival Música em Trancoso. Datas dos ensaios: 11 a 23 de março de 2019, das 9h30 às 16h30, com 1h de almoço, na cidade de São Paulo, no Teatro Gamaro. Ensaio aberto em 15 de março de 2019, no mesmo local. As datas e horários dos ensaios estão sujeitos a alteração.
  • Data do festival: 23 a 30 de março de 2019, em Trancoso, sul da Bahia.
  • É obrigatório ter disponibilidade para viajar nas datas estabelecidas. Os aeroportos e horários serão determinados pela produção do festival. Ida: 24 de março de 2019, retorno: 31 de março de 2019.
  • As partes de estudos devem ser retiradas no mês de dezembro de 2018, em data a confirmar. Para os não residentes em São Paulo, enviaremos via Correios.
  • O candidato deve seguir o rooming list determinado pela organização.
  • Não será possível se hospedar com família, filhos e/ou parceiros durante o festival.

CLIQUE AQUI e faça a sua inscrição!

Resultado

Os resultados da seleção serão divulgados no site www.mozarteum.org.br até o dia 1º de novembro de 2018.