Tel Aviv Soloists

O ensemble Tel Aviv Soloists, vencedor do Prêmio Landau de Artes Cênicas em 2015, foi fundado em 2001 pelo regente Barak Tal – seu atual diretor musical. O grupo já se apresentou ao lado de artistas de renome internacional, como os violinistas Maxim Vengerov e Ida Haendel, violoncelistas Mischa Maisky e Natalia Gutman, violista Tabea Zimmermann, contratenor Andreas Scholl, entre outros.

Seus concertos foram recebidos com entusiasmo por público e crítica:  “um nível de interpretação de categoria internacional, digno do Carnegie Hall” (Ara Guzelimian, Conselheiro Artístico do Carnegie Hall); “os requintados músicos levantaram o público da cadeira” (jornal Jungfrau Zeitung, Suíça).

Tel Aviv Soloists se apresentou nas principais salas de concerto do mundo, como o Carnegie Hall em Nova York, Konzerthaus em Viena, Teatro Colón em Buenos Aires, Filarmônica de São Petersburgo e Sala São Paulo. Tocou nos principais festivais internacionais, como o Interlaken Classics, na Suíça, além de festivais na Rússia, Polônia, Áustria e Grécia. O ensemble também se apresentou ao vivo em transmissões para rádio e TV na Europa e em Israel.

O conjunto recebeu várias das principais premiações de música, como o Prêmio Landau de Artes Cênicas em 2015, prêmio de excelência da Fundação Buchman-Heyman, premiações da cidade de Tel-Aviv e do Ministério de Cultura, além de apoio da Fundação Cultural Israel-Estados Unidos e da Fundação Rich.

Tel Aviv Soloists é composto por 30 dos melhores jovens músicos de Israel (com idades entre 20 e 35 anos). O grupo foi formado a partir do desejo de criar uma orquestra de câmara profissional jovem israelense, do mais elevado padrão. Hoje é reconhecido como uma expressão vibrante e cheia de frescor na música clássica israelense.