Rundfunkchor Berlin

Coro

Com cerca de 60 concertos por temporada e convites para apresentações internacionais – entre elas a primeira turnê sul-americana e uma celebrada residência no White Light Festival do Lincoln Center, em Nova York, em outubro de 2016 – o Coro da Rádio de Berlim é um dos mais notáveis conjuntos corais do mundo. Só Prêmios Grammy® foram três, atestando o sucesso do ensemble. A excepcional abrangência de repertório, uma sonoridade inconfundivelmente quente, rica em nuances, precisão absoluta e prazer na experimentação, tudo contribui para tornar o coro um dos parceiros escolhidos por orquestras e regentes internacionais como Sir Simon Rattle, Christian Thielemann e Yannick Nézet-Séguin. O coro trabalha em parceria permanente com a Filarmônica de Berlim, com a DSO – Orquestra Sinfônica Alemã de Berlim e com a Orquestra Sinfônica da Rádio de Berlim.

Sua série de projetos experimentais tem atraído grande atenção no mundo todo. Através de parcerias com artistas de várias áreas, o coro fragmenta a formação clássica de concerto e adota novas formas de música coral para um público igualmente novo. A versão cênica interativa de Um Réquiem Alemão, de Brahms, encenada por Jochen Sandig e um grupo do Sasha Waltz & Guests, uma das mais importantes companhias de dança contemporânea da Alemanha – human réquiem (réquiem humano) – tornou-se um marco do repertório experimental do coro. Após apresentações como convidada em Nova York, Hong Kong, Paris, Bruxelas e Atenas, a produção seguiu para a Austrália no primeiro semestre de 2018. LUTHER dancing with the gods (LUTERO dançando com os deuses) é outro instigante projeto do grupo, realizado em 2017 em parceria com o diretor teatral Robert Wilson. O extraordinário concerto, um espetáculo com músicas de Bach, Nystedt e Reich, faz uma reflexão sobre o impacto de Lutero nas artes. A peça teatral de música e dança LOVER, de Christian Josts, estreou em 2014 em Berlim e foi apresentada em turnê pela Ásia em 2016.

Com atividades anuais voltadas para diversos grupos – o grande Sing-along Concert na Filarmônica de Berlim, o Festival de Cultura Coral para coros internacionais e a Bolsa de Canções Liederbörse para crianças e jovens – o Coro da Rádio de Berlim convida pessoas de todas as idades e com as mais diversas histórias de vida a mergulharem no mundo da música coral profissional. O extenso programa educativo SING! incentiva a prática do canto junto a crianças do ensino fundamental nas escolas de Berlim. Com sua Academia e Schola para jovens cantores profissionais, bem como a Masterclass Internacional Berlim para jovens regentes de coral altamente qualificados, o coro impulsiona as futuras gerações.

Fundado em 1925, o coro celebrou seu 90º aniversário em 2015. Desde sua fundação o conjunto vem sendo moldado por seus regentes, entre eles Helmut Koch, Dietrich Knothe, Robin Gritton e Simon Halsey. A partir da temporada 2015/16, Gijs Leenaars assumiu o posto de Regente Titular e Diretor Artístico do Coro da Rádio de Berlim. Simon Halsey foi nomeado Regente Honorário e mantém seu vínculo com o ensemble na qualidade de regente convidado permanente. O Coro da Rádio de Berlim pertence ao grupo Orquestra e Coros da Rádio de Berlim (Rundfunk Orchester und Chore GmbH Berlin, que tem por acionistas a Rádio da Alemanha Deutschlandradio, a República Federal da Alemanha, o Estado de Berlim e a Rádio Berlin-Brandenburg).