RTV Slovenia Symphony Orchestra

A Orquestra Sinfônica RTV Eslovênia foi criada em 1955.

Em mais de seis décadas de atividades artísticas, se estabeleceu como importante marco na vida musical da Eslovênia, ocupando o primeiro lugar entre todos os ensembles musicais do país – quanto à extensão de repertório e diversidade das obras interpretadas.

Desde sua fundação, a orquestra vem se dedicando primordialmente à realização de gravações em estúdio e concertos para o arquivo musical nacional, disponíveis em programas de rádio e televisão.

A orquestra apresenta um programa de concertos instigante e belo e atrai público diversificado. O repertório é constituído de composições do tesouro musical internacional de todos os períodos artísticos, bem como de antologias e estreias de obras de compositores eslovenos.

No terceiro milênio a orquestra conquistou ainda um amplo círculo de ouvintes em concertos de música popular orquestrada, principalmente ao lado de compositores e músicos famosos do cenário musical esloveno. A orquestra gravou praticamente todo o repertório sinfônico esloveno e recebeu inúmeros prêmios de prestígio pela qualidade de interpretação das composições de seus conterrâneos. Sua discografia eslovena e internacional é excepcionalmente extensa, com gravações disponíveis em mais de 400 CDs.

As raízes da Orquestra Sinfônica RTV Eslovênia estão diretamente ligadas ao surgimento da emissora de rádio e, mais tarde, da emissora de televisão, ambas reunidas sob o nome RTV Eslovênia. A partir de sua fundação em 1928, a rádio empregou conjuntos musicais permanentes na criação da programação musical. O número de músicos foi crescendo gradativamente até 1946, quando a Orquestra da Rádio Ljubljana totalizou 65 membros. As atividades da orquestra cessaram em 1947, ano em que foi criada a Filarmônica Eslovena, que absorveu seus músicos. Mais tarde, devido à necessidade de ter sua própria produção musical, a rádio empenhou esforços no sentido de restabelecer sua orquestra. O primeiro regente titular da recém-formada orquestra foi Uroš Prevoršek (1955–1966), seguido por Samo Hubad (1966–1980), Stanislav Macura (1980–1981), Anton Nanut (1981–1998), Lior Shambadal (2000–2003) e David de Villiers (2003–2006).

Após 11 temporadas com o maestro En Shao, o novo regente titular da orquestra é o excelente regente búlgaro Rossen Milanov, que assume a posição em setembro de 2019. Ao longo da última década, a orquestra vem ganhando grande atenção do público especializado graças a projetos de repercussão realizados em parceria com renomados regentes e solistas, incluindo Christian Mandeal,  Yoav Talmi, Pablo Gonzalez, Marko Letonja, Joe Hisaishi, Angela Georghiu, Roberto Alagna, Marcello Alvarez, Mischa Maisky, Stefan Milenković, Yeol Eum Son, Emanuelle Bertrand, Aldo Ciccolini, Radu Lupu, Mate Bekavac, Irena Grafenauer, Marjana Lipovšek, Ivo Pogorelić, Evelyn Glennie, Mikhail Rudy, The King’s Singers, Konstantin Bogino, Mario Brunello, Jose Carreras, Plácido Domingo, Rámon Vargas, Radek Baborak, Sarah Chang, Dejan Lazić, Ning Feng, Claude Delangle, Sergei Nakariakov, Daniel Raiskin, Vadim Gluzman e Michel Legrand, entre outros.

A Orquestra Sinfônica RTV Eslovênia se apresenta com regularidade nas capitais musicais europeias, tendo sido internacionalmente aclamada pelas apresentações realizadas em anos recentes nas salas Concertgebouw de Amsterdam, Musikverein e Konzerthaus de Viena, Sala da Filarmônica de Colônia, bem como em turnês e concertos em outros países da União Europeia.