Professora
A soprano holandesa Renate Arends se apresenta com regularidade em importantes palcos de concerto e ópera. Sua voz quente, lírica e flexível se adapta a um repertório que vai da música antiga a obras mais contemporâneas. Trabalhou com vários regentes e diretores de ópera e seu nome inspira respeitável experiência. Vivendo atualmente na Holanda, é muito requisitada como convidada das orquestras locais. Recentemente se apresentou com a Sinfonietta Amsterdam, com a qual cantou Chants d’Auvergne, de Joseph Canteloube, e o Réquiem de Mozart com a Orquestra Residentie. Trabalhou com regentes como Yannick Nézet-Séguin (O Menino e os Sortilégios), Iván Fischer (A Paixão Segundo São Mateus), Marcus Creed (A Criação), Marc Albrecht (Carmen, na Ópera e Balé Nacional), Jan-Willem the Friend (Um Réquiem Alemão, Agripina) e Manuel Lopez Gomez (Les Mamelles de Tirésias).
Entre as renomadas casas de ópera nas quais já se apresentou, incluem-se a Ópera e Balé Nacional em Amsterdam, Theater an der Wien, Ópera de Lyon, Ópera de Nice, Ópera de Nantes e Ópera Escocesa, tendo interpretado diversos papeis operísticos.
O repertório de Lieder também é importante fonte de inspiração para Renate Arends. Sua afeição por essa forma de apresentação musical mais intimista sempre foi um grande estímulo. A soprano deu recitais ao lado de pianistas como Roger Vignoles e Paolo Giaccometti.
Renate Arends pode ser ouvida em inúmeros registros em áudio e imagem. Por exemplo, ao lado da Orquestra Royal Concertgebouw no DVD de A Paixão Segundo São Mateus, de Bach (selo MEZZO); com a Orquestra Residentie no CD Ein Deutsches Requiem, de Brahms (Um Réquiem Alemão, para o selo Challenge Records); e na gravação (para o selo Brilliant Classics) de Les Mamelles de Tirésias (Os Seios de Tirésias), de Poulenc. Ao lado do musicólogo e pianista Henk van Dijk, concebeu, para o Instituto de Música Holandês, um CD com canções do repertório de compositores holandeses influenciados pela cultura da Indonésia.
Além do canto, sua segunda paixão é formar e dar aulas para jovens cantores profissionais. O processo de aprendizado em todos os seus aspectos é para ela infinitamente fascinante. Renate se mostrou professora dedicada e comprometida e vem dando aulas e masterclasses no Conservatório Real de Haia e no Conservatório Prins Claus em Groningen, Holanda.
Renate Arends estudou no Conservatório Real e aperfeiçoou seus estudos no Centro Internacional de Ópera da Holanda e no Instituto Steans, em Chicago, Estados Unidos.