Piano
Com especialização em ópera e repertório vocal, Rafael Andrade é um dos mais solicitados pianistas brasileiros da atualidade.
Licenciado pela Universidade do Estado de São Paulo (UNESP), fluente em português, italiano, espanhol e inglês, obteve cinco bolsas de estudo para especializar-se como preparador vocal e pianista acompanhador.
Com ampla experiência no Brasil e no exterior, viveu em Valência, na Espanha, atuando no Centre Perfeccionament Plácido Domingo (2009, 2010, 2011), situado no Palau de Les Arts.
Em 2012, em Washington D.C., fez parte do Domingo-Cafritz Young Artist Program no Kennedy Center of the Perfoming Arts e em Moscou, na Rússia, do Teatro Bolshoi (2012).
Rafael Andrade foi pianista residente no Theatro Municipal de São Paulo, sob a direção de John Neschling. Também trabalhou regularmente como preparador na Companhia de Ópera Curta (desde 2009). Sua mais recente atuação foi na Maryland Lyric Opera, em Washington D.C. (2017 – 2018) – como pianista principal da companhia, preparando cantores, ensaiando e realizando concertos.
Seus trabalhos sob a batuta de grandes maestros incluem Plácido Domingo, Lorin Maazel, Alberto Zedda, Oleg Caetani, Jacques Delacôte, J. M. Perez Sierra, Louis Salemno, Ramón Tebar, Abel Rocha, Luiz Fernando Malheiro, Ira Levin, John Neshling, Roberto Minkzuc, Claudio Cruz, entre outros. Colaborando nas produções mais diversas, Andrade conta com mais de 50 óperas no seu repertório.
Rafael Andrade participou como pianista de masterclasses da academia Canto em Trancoso de 2017 e 2018, realizada pelo Mozarteum Brasileiro em parceria com a Chorakademie Lübeck, da Alemanha.