Apaixonado pelo gênero Lied (tipo de canção alemã, geralmente composta para voz e piano, e frequentemente associada ao período romântico), o pianista franco-americano Pierre-Nicolas Colombat soma, às suas atividades musicais, a pesquisa, a composição e a organização comunitária.
Com seu parceiro musical, o baixo-barítono Vinicius Costa, recebeu prêmios dos concursos de canto Wigmore Hall Song Competition (da Grã-Bretanha) e IVC (Concurso Vocal Internacional ‘s-Hertogenbosch, da Holanda).
Em 2024, Pierre-Nicolas Colombat fundou o Boston Text and Tone Festival com Elias Dagher, com a proposta de celebrar a linguagem como porta de entrada para vivenciar a riqueza e a diversidade da expressão humana e musical.
Como instrutor de ópera e pianista de ensaio, Colombat trabalhou em produções nos Estados Unidos e, mais recentemente, na Suíça, no Theater Basel e na Musik Akademie der Stadt Basel.
Em 2021 publicou sua tese de doutorado – Música e Poder Moderno: Um Rastreamento de Virtuosidade e Valor Musical por um Artista – pela Universidade de Boston.
Seus trabalhos recentes incluem o ensaio, o vídeo e o projeto de álbum completo Wagner’s Nightmare, com o violista Daniel Orsen, bem como Sept fois C-is, uma tentativa exploratória do que Pierre-Nicolas e seu irmão compositor, Henri, chamam de streaming de guerrilha.
Pierre-Nicolas Colombat é artista da Samling Institute for Young Artists, da Grã-Bretanha.