Philipp Kopachevsky

Piano

Solista da Orquestra Filarmônica Acadêmica Estatal de Moscou e vencedor de concursos internacionais, o jovem pianista Philipp Kopachevsky conquistou reconhecimento e enorme admiração do público aos 25 anos de idade. Apresenta-se regularmente em recitais na Grã Bretanha, Alemanha, Holanda, França, Itália, Grécia, Polônia, Espanha e nos Estados Unidos, bem como por toda a Rússia, tendo ficado muito conhecido no Japão, onde gravou um CD de Chopin com exclusividade para a TV NHK.

Alguns comentários que Philipp Kopachevsky vem recebendo da crítica especializada internacional: “A interpretação do jovem pianista tem nítida mensagem pessoal. A combinação natural entre domínio e maturidade espiritual com emoção bruta, a liberdade com que o pianista se expressa e sua sinceridade e nobreza românticas conquistam o ouvinte logo nos primeiros acordes…”. “Já nas primeiras notas, percebe-se a individualidade forte e lírica do pianista. Seu piano canta – uma rara qualidade nos dias de hoje, típica de uma visão romântica de mundo. Ele conserva clareza no pianismo, com fraseado belo e fluido…”.

Nascido em Moscou em 1990, Philipp Kopachevsky graduou-se na Escola Central de Música do Conservatório Estatal Tchaikovsky de Moscou e atualmente é aluno do Professor Sergei Dorensky no Conservatório de Moscou.

O músico é vencedor de oito prestigiosos concursos internacionais, entre eles o 10º Concurso Internacional Franz Schubert de Piano (Alemanha) e o Concurso Internacional de Piano de Enschede (Holanda).

Philipp Kopachevsky tocou ao lado das maiores orquestras do mundo, entre elas a English Chamber Orchestra, Orquestra Sinfônica Acadêmica da Filarmônica de Moscou, Orquestra Sinfônica do Teatro da Ópera Kolobov Novaya em Moscou, Orquestra Sinfônica Tchaikovsky, Orquestra Nacional Russa, Orquestra Filarmônica Nacional da Rússia, Orquestra Sinfônica Acadêmica Estatal de Moscou sob regência de Pavel Kogan, Orquestra Sinfônica Estatal Novaya Rossiya, Orquestra Sinfônica Estatal Yevgeny Svetlanov da Rússia e Orquestra Sinfônica Acadêmica da Filarmônica de São Petersburgo. Tocou sob a batuta de maestros da envergadura de Mstislav Rostropovich, Vladimir Spivakov, Mikhail Pletnev, Yevgeny Kolobov, Yuri Simonov, Alexander Dmitriev, Stanislav Kochanovsky, Daniel Smith, Andrew Gourlay, William Noll, Bjarte Engeset, Charles Olivieri-Munroe, Young Chil Lee, Yevgeny Bushkov, Maxim Vengerov, Jan Latham Koenig, Paul Watkins, entre outros.

Ele tem estado presente em inúmeros festivais internacionais, como o Festival Andrei Sakharov (Nizhny Novgorod), o Concurso Vera Lotar-Shevchenko (Novosibirsk), o Festival Steinway, o Festival de Piano de Miami, os festivais Mundial de Artes de Naples (EUA), Internacional de Colmar (França), Mstislav Rostropovich (Baku), Estações Bálticas (Kaliningrado), Vladimir Spivakov Invites, Stars on Baikal, Crescendo e Denis Matsuev Invites, entre vários outros.

O pianista tocou ainda na estreia mundial do balé Without, do coreógrafo francês Benjamin Millepied (autor da coreografia do filme Cisne Negro, estrelado por Natalie Portman), no Teatro Mariinsky de São Petersburgo.

Philipp Kopachevsky participa do projeto Estrelas do Século 21, da Academia da Filarmônica Estatal de Moscou.