Regência: Eliseu Ferreira
Fundada em 2001, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás oferece a jovens e adolescentes a oportunidade de se profissionalizar através do contato direto com o universo da música sinfônica. A seleção para o ingresso é feita anualmente através de audições. Muitos dos selecionados são alunos do Itego em Artes Basileu França, que são preparados até alcançarem o nível que possibilita o ingresso em grupos profissionais. A orquestra realiza cerca de 30 concertos anuais em Goiânia e região metropolitana, além de apresentações especiais em importantes salas de espetáculos em outros estados, concertos especiais com maestros convidados e a participação em projetos culturais e espetáculos produzidos pelo Itego em Artes Basileu França.
Em 2011, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás realizou sua primeira turnê internacional. Foram oito apresentações na Espanha, iniciando com um concerto no Palau de La Musica, em Barcelona. Em 2013 participou, na Venezuela, da 5ª edição do Festival Villa Lobos e, em 2015, voltou àquele pais para participar da sétima edição do festival, se juntando a outros grupos brasileiros para formar a orquestra binacional, que encerrou o festival sob a regência do maestro venezuelano Joshua Bolivar. Em setembro de 2014 o grupo viajou para a Alemanha, onde se apresentou durante o Beethoven Fest, evento que aconteceu em Bonn, cidade natal do compositor Ludwing Beethoven. Além dos concertos que fizeram parte da programação do festival (Bonn, Dusseldort e Langenfeld), a orquestra fez uma apresentação especial na Universidade de Bonn, com repertório tipicamente brasileiro.
Em dezembro de 2016ª Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás se apresentou na China. Foram oito apresentações com repertório selecionado para a ocasião, com destaque para grandes compositores brasileiros e clássicos da MPB. No roteiro, as cidades de Ningbo, Huzhou, Nanjing, Shaoxing, Shaoxing Keqiao, Deqing, Hangzhou e Shengsi, escolhidas pelo seus imponentes teatros e salas de espetáculo.
A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás esteve sob a regência do maestro Eliseu Ferreira de 2002 até final de 2016, quando o maestro recebeu convite do governador Marconi Perillo para assumir o projeto de implantação de orquestras sinfônicas nas principais cidades do interior de Goiás. Hoje a OSJG tem como regente titular o maestro Eliel Ferreira, que já atuava como maestro adjunto e regente da Orquestra Sinfônica Pedro Ludovico.