Orquestra Filarmônica de Luxemburgo (OPL)

Orquestra

A Orquestra Filarmônica de Luxemburgo (OPL) representa uma parte muito dinâmica da cultura do Grão Ducado de Luxemburgo. Desde sua magnífica  estreia em 1933, sob a égide da Rádio Luxemburgo (RTL), a orquestra se apresenta por toda a Europa. Sob administração pública desde 1996, a OPL está desde 2005 sediada na Filarmonia de Luxemburgo, uma das mais prestigiosas salas de concerto na Europa.

A acústica do local – apreciada por grandes orquestras, regentes e solistas do mundo todo –, a relação duradoura da orquestra com renomadas salas e festivais, bem como as estreitas parcerias com personalidades de primeira linha da cena musical, contribuíram para fazer da OPL uma orquestra famosa por sua elegância sonora. Corrobora essa posição a impressionante lista de prêmios conquistados por várias gravações: Prêmio Grammy, Grande Prêmio Charles Cros, Preis der Deutschen Schallplattenkritik, BBC Music Choice, bem como, em diversas ocasiões, o Diapason d’Or, Choc du Monde de la Musique, além de muitos outros.

Na quarta temporada de Gustavo Gimeno como diretor musical (sucedendo Henri Pensis, Carl Melles, Louis de Froment, Leopold Hager, David Shallon, Bramwell Tovey e Emmanuel Krivine), dá-se ênfase especial à abrangência de repertório, que vai de Bach, Haydn, Verdi, Tchaikovsky e Sibelius a Schönberg, Dutilleux e Verunelli. Em 2018 prosseguem as gravações em colaboração com o selo Pentatone, de obras de Stravinsky e Debussy, complementando os lançamentos anteriores de quatro volumes dedicados a Bruckner, Shostakovitch, Ravel e Mahler.

A diversidade da orquestra se evidencia em formatos de concerto como o “Aventura+” e “Concertos no Almoço”, montagens de ópera encenadas no Grand Théâtre de Luxemburgo, concertos para cinema “Cinema ao Vivo”, em parceria com a Cinemateca da Cidade de Luxemburgo, e as noites “Pops na Fil”.

As parcerias musicais da temporada 2018/19 apresentam os artistas residentes Philippe Herreweghe, Brad Mehldau e Yuja Wang. A OPL se exibe sob a batuta de regentes que incluem Marc MInkowski, Dmitry Liss, Eliahu Inbal, Baldur Brönnimann, Andrew Manze, Hans-Christoph Rademann e Nikolaj Znaider, e solistas como Leonidas Kavakos, Camilla Tilling, Vilde Frang, Katia e Marielle Labèque, Simon Keenlyside, Martin Helmchen, Martin Grubinger, Anja Harteros e Jean-Guihen Queyras.

A OPL e a Filarmonia Luxemburgo partilham o interesse por projetos educativos inovadores para crianças e jovens e mesmo para adultos. Desde 2003, a orquestra assumiu uma agenda de concertos e workshops para escolas, crianças e famílias, além da produção de DVDs educativos. Ela se apresenta em escolas e hospitais, além de oferecer aulas em seus concertos para assinantes. Além disso, em sua série “Encontro+”, a orquestra convida o público a explorar a música orquestral.

A orquestra, formada por 98 músicos de mais de 20 países, é regularmente convidada a se apresentar em salas de concerto da Europa, Ásia e Estados Unidos. Em 2018/19, a OPL tem convites para se apresentar na Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Grécia, Holanda, Eslovênia, Espanha e Turquia. Seus concertos costumam ser transmitidos pela Radio 100,7 de Luxemburgo e, internacionalmente, pela União Europeia de Radiodifusão (EBU).

A OPL é subsidiada pelo Ministério da Cultura do Grão Ducado de Luxemburgo e recebe apoio complementar da Cidade de Luxemburgo. Seus patrocinadores são o Banque de Luxembourg, BGL BNP Paribas, Caceis, CA Indosuez, The Lair Charitable Foundations e Mercedes. Desde 2012, um violoncelo Matteo Goffriller (1659-1742), conhecido como “Le Luxembourgeois”, foi colocado à disposição da OPL pelo banco BGL BNP Paribas.