Soprano
Nascida e criada no Texas, a norte-americana Latonia Moore iniciou seus estudos na Universidade do Norte do Texas, onde pretendia estudar jazz. Felizmente, para os amantes de ópera, uma de suas professoras a convenceu a estudar música clássica. Prosseguiu então seus estudos como aluna de Bill Schumann na Academia de Artes Vocais da Filadélfia, onde se graduou em 2005.
De origem afro-americana, Latonia cresceu ouvindo black music. Aos oito anos de idade entrou para o coro da Igreja Batista New Sunrise, onde seu avô, Cranford Moore, era pastor. Mais tarde passou a integrar o Texas All-State Choir. Estudou gospel e jazz, até que Pattye Johnstone – sua professora na universidade – a persuadiu a estudar música clássica.
Sua estreia na ópera aconteceu na Ópera Palm Beach em 1998. No mesmo ano, ainda estudante, foi contratada pela Houston Opera Ebony. No ano 2000, venceu a audição do Conselho Nacional da Metropolitan Opera. Em 2008, em Nova York, a cantora arrancou elogios da crítica em Edgar, de Puccini, com a Orquestra da Ópera de Nova York. Em março de 2012 causou sensação ao estrear na Metropolitan Opera – com transmissão ao vivo para o mundo todo – no papel de Aïda, em substituição de última hora a Violeta Urmana.
Latonia Moore realizou gravações da Sinfonia nº 2 de Mahler (Deutsche Grammophon) e de Macbeth de Verdi (interpretação em inglês, Chandos).
Em janeiro de 2016 a soprano interpretou Tosca de Puccini em nova montagem da New York City Opera no Rose Theater do Lincoln Center. Em abril de 2016, interpretou Cio-Cio San, papel principal em Madama Butterfly de Puccini, na Ópera de San Diego, conquistando o reconhecimento da crítica por sua atuação e interpretação vocal, com sua “voz soprano rica, flexível e de ampla extensão”. Latonia Moore se apresentou com a Ópera Austrália no papel-título de Tosca de Puccini em 2018, aclamada pela crítica pela “atuação complexa”, que destacou sua voz de “cor luxuosa e altos brilhantes”.
Em 2019, Latonia cantou Serena na noite de abertura da temporada de Porgy and Bess na Metropolitan Opera.
Algumas notas da imprensa sobre a soprano:
Sobre sua interpretação de Amélia em Um Baile de Máscaras na Ópera Estatal de Hamburgo: “Ouvi Latonia Moore pela primeira vez como Amélia em Um Baile de Máscaras. Logo de início fiquei profundamente impressionado, mas quando ela iniciou seu dueto com Ricardo no Segundo Ato, fiquei sem fôlego. Desde então, procuro não perder nenhuma de suas apresentações”. (Nico Tillmann, Hamburgo)
Sobre sua Liu, em Turandot, na The Royal Opera, Covent Garden: “A voz soprano aveludada e lírica de Moore pode levá-la ao topo da profissão”. (Hugh Canning, revista Opera)