Saxofone
Kristina Brodersen iniciou os estudos de piano clássico aos cinco anos de idade. Aos 13 passou a tocar saxofone, tendo estudado com Peter Decker e Lee Konitz, entre outros. Passou dois períodos de um mês estudando no departamento de jazz da Universidade de New Orleans, sob direção de Ellis Marsalis, em 1995 e 1996. Em 1995 recebeu um prêmio de incentivo ao jazz da região de fronteira entre Alemanha e Luxemburgo.
Em 1997 iniciou os estudos de jazz com Peter Reiter em Mainz e, dois anos mais tarde, prosseguiu os estudos com Frank Gratkowski e Wolfgang Engstfeld em Colônia. Seguiu para Copenhagen em 2003, onde estudou por um ano no Conservatório Rhythmisk, com o saxofonista dinamarquês Lars Møller. Retornando a Colônia, graduou-se em 2005.
Já em 1998 Kristina havia sido cofundadora da banda The Sidewinders, com a qual venceria, no ano seguinte, o prêmio Jugend jazzt (Juventude Faz Jazz) e o concurso de jazz da cidade de Biberach. No ano 2000 a banda viajou em turnê pelo Texas e gravou seu primeiro disco. Kristina tocou na Orquestra Jovem Estadual de Jazz de Saarland e da Baviera e, de 2000 a 2003, foi membro da Orquestra Jovem Nacional de Jazz, com a qual tocou em concertos na Alemanha e na Rússia, sob regência de Peter Herbolzheimer. Seguiram-se turnês com a Orquestra Movimento Europeu (regência: Manfred Schoof), na Alemanha, Eslovênia e em Portugal, em 2007.
Em 2008 a musicista fundou, junto com o pianista Tobias Weindorf, o Quarteto Brodersen-Weindorf, com o qual já gravou dois CDs. Além disso, os músicos lançaram, em duo, o álbum Rabaneo (selo Ajazz) em 2015.
Em 2010 Kristina atuou na estreia da ópera infantil O Pescador e sua Mulher, de Ingfried Hoffmann. Desde 2014 faz parte da Orquestra Nacional de Jazz de Luxemburgo (ONJL), com a qual já se apresentou em Luxemburgo, na Alemanha, França e Finlândia. Em 2016 atuou na estreia da ópera infantil Os Duendes de Colônia, que voltou a ser encenada no segundo semestre de 2017. No final deste ano a saxofonista viajou pela Alemanha e Sicília com o projeto Jazzpool NRW.
Em junho de 2018 realizou o registro em CD de seu mais novo projeto, KRISTINA 4, com o título Mrs Green, lançado em 30 de agosto de 2019 pelo selo KLAENG.
Em setembro de 2018 Kristina participou da gravação do CD Beneath the Underdog – The Music of Charles Mingus, de Christoph Mudrich.
Em maio e junho de 2019 viajou mais uma vez com o Jazzpool NRW pela Alemanha e Itália. Em agosto, viajou em turnê pela Lituânia e Alemanha com o The Good View, quinteto fundado por Peter Weiss, tendo realizado a gravação do programa em estúdio em Bonn (Alemanha) em setembro, para lançamento do álbum em 2020.
Kristina tocou, entre outros, com: Julian Arguelles, WDR-Bigband, Jimmy Halperin, Matthias Bergmann, Ludwig Nuss, Ingmar Heller, Christian Ramond, Hendrik Soll, Peter Weiss, Matthias Nadolny, Glauco Venier, Giovanni Falzone, Jan Wessels, Johannes Enders, Adrian Mears, Emil Mangelsdorff, Tom Gäbel & Band, Tobias Krämer Bigband, CCJO (Cologne Contemporary Bigband), Frankfurt Jazz-Bigband, Sunday Night Orchestra, Wolfgang Niedecken, Udo Jürgens, DSDS-Band, além de ter participado de produções como o Prêmio Lola, o programa da TV alemã Hast Du Töne, o Prêmio de Cinema Alemão, a peça A Vida de Edith Piaf (Teatro Bad Godesberg), as óperas O Pescador e sua Mulher e Os Duendes de Colônia (Ópera Infantil de Colônia).