Kevin Greenlaw

Barítono

O barítono norte-americano Kevin Greenlaw iniciou sua formação musical na Eastman School of Music de Nova York. Em seguida mudou-se para a Europa, onde concluiu o mestrado em Ópera Avançada no Conservatório Real da Escócia, em Glasgow. Mais tarde entrou para o ensemble da prestigiosa Ópera Nacional de Paris, onde interpretou, entre outros, Morales em Carmen de Bizet, Juan em Don Quixote de Massenet, Kuligin em Katya Kabanova de Janácek e, como substituto, Guglielmo em Cosi fan tutte de Mozart, Pelléas em Pelléas et Mélisande de Debussy e Ford em Falstaff de Verdi.

Após Paris, Greenlaw entrou para o ensemble do Teatro de Dortmund, na Alemanha, onde estreou em vários dos papeis essenciais para barítono, como O Conde em As Bodas de Fígaro de Mozart, Marcello em La Bohème de Puccini, além dos papéis-título em Don Giovanni de Mozart e Eugene Onegin de Tchaikovsky. A carreira internacional o levou ao mundo todo, em especial para a França, Alemanha, Itália, Reino Unido, Estados Unidos, Brasil e Japão. Consagrou-se interpretando os papeis de Oreste em Ifigênia em Táuris de Gluck com a Ópera Cômica de Berlim; Pelléas no Festival Glyndebourne, na Ópera Nacional de Lorraine, na Ópera de Rennes e, como substituto, na Metropolitan Opera; Chorèbe em Os Troianos de Berlioz no Festival de Ópera Amazonas em Manaus; Danilo em A Viúva Alegre de Lehár na Ópera Nacional de Lorraine; Fígaro em O Barbeiro de Sevilha de Rossini na Ópera Angers-Nantes; Escamillo na Royal Albert Hall e na O2 Arena de Londres; O Conde no Teatro St. Gallen, na Suíça. Mais recentemente, foi muitíssimo aclamado pela interpretação do icônico papel-título em Hamlet, do compositor francês Ambroise Thomas, com a Ópera Angers-Nantes, na França.

Desde 2016, Greenlaw vive na Finlândia, onde ingressou no cenário do teatro musical. Estreou na Ópera Nacional Finlandesa como O Fantasma em uma nova montagem do grande sucesso de Andrew Lloyd Webber, O Fantasma da Ópera. Cantou como solista ao lado de inúmeras orquestras finlandesas de prestígio, entre elas as Filarmônicas de Tampere e Turku, sob regência de maestros como Santtu-Matias Rouvali, Jaakko Kuusisto e Ville Matvejeff.

Compromissos futuros incluem os papeis de Marcello em La Bohème, na Ópera de Jyväskylä (Finlândia) e na Ópera Nacional Rijeka (Croácia); Dancaïro em Carmen na Ópera de Tampere (Finlândia) e a reapresentação do Fantasma da Ópera na Ópera Nacional Finlandesa.