Isabel Leonard, mezzo-soprano

Isabel Leonard, vencedora de três prêmios Grammy, estabeleceu-se como uma das artistas mais requisitadas nos principais palcos e telas do mundo. A temporada de 2022-2023 inclui sua tão esperada estreia como Octavian na produção de Roberto Carson de Der Rosenkavalier, ao lado de Lise Davidsen, bem como sua estreia no Teatro alla Scala como Miranda em The Tempest, de Thomas Adès. Sua estreia na Houston Grand Opera para cantar Charlotte em Werther, sob a regência de Robert Spano, ocorreu em janeiro de 2023. Dando continuidade à sua colaboração de longa data com o diretor musical da Orquestra Sinfônica de Saint Louis, Stéphane Denève, neste ano ela ainda apareceu como Marguerite em uma apresentação de concerto de La damnation de Faust, de Berlioz. Na sala de recitais, Leonard fez parceria com o renomado violonista espanhol Pablo Sáinz Villegas para apresentações no Lincoln Center Presents the Metropolitan Opera no Alice Tully Hall, Los Angeles Opera na Colburn School, San Diego Opera na La Jolla Music Society, Harris Theatre em Chicago e o Conservatório de Música de Porto Rico.

Na temporada 2021-2022, ela retornou ao Metropolitan Opera em sua estreia no papel de Der Komponist em Ariadne auf Naxos; no papel de Cherubino na produção de Richard Eyre de Le nozze di Figaro e no papel-título na produção de Laurent Pelly de Cinderella. Leonard também fez sua estreia no papel-título de Carmen, na produção de Francesca Zambello na Washington National Opera, sob a regência do diretor musical Evan Rogister, e na produção da Santa Fe Opera, sob a regência de Harry Bicket. Ela ainda participou da gala de reabertura da Washington National Opera, Come Home, bem como de um concerto em comemoração do aniversário de 11 de setembro com a National Symphony Orchestra, sob regência de Giancarlo Noseda. Em recital, ela se apresentou no Jorgensen Center for the Performing Arts da Universidade de Connecticut.

Os destaques da carreira de Isabel Leonard incluem os papéis principais em Carmen, La Périchole, Cendrillon, Marnie e Der Rosenkavalier, bem como Rosina em Il barbiere di Siviglia, Angelina em La Cenerentola, Cherubino em Le nozze di Figaro, Dorabella em Così fan tutte, Zerlina e Donna Elvira em Don Giovanni, Sesto em La clemenza di Tito, Charlotte em Werther, Blanche de la Force em Dialogues des Carmélites, Costanza em Griselda, Musetta em La bohème, Sesto em Giulio Cesare e Maria em West Side Story.

Isabel Leonard se apresenta regularmente nos principais palcos de ópera do mundo, incluindo The Metropolitan Opera, Opéra National de Paris, Wiener Staatsoper, Los Angeles Opera, Bayerische Staatsoper, Glyndebourne Festival Opera, San Francisco Opera, Aix-en-Provence Festival, Salzburg Festspiele e Teatro Comunale di Bologna. Ela colabora regularmente com maestros conceituados, como Valery Gergiev, Seiji Ozawa, Antonio Pappano, Charles Dutoit, Gustavo Dudamel, Esa-Pekka Salonen, Yannick Nézét-Seguin, Franz Welser-Möst, Plácido Domingo, Edward Gardner, James Levine, Edo de Waart, James Conlon, Marin Alsop, Sir Andrew Davis, Michele Mariotti, Harry Bicket, Andris Nelsons e Michael Tilson Thomas. Os destaques orquestrais incluem apresentações com Cleveland Orchestra, Chicago Symphony Orchestra, New York Philharmonic, Los Angeles Philharmonic, Boston Symphony Orchestra, Vienna Philharmonic e San Francisco Symphony, entre outras.

Seus trabalhos na televisão e no cinema incluem uma aparição no filme de Rebecca Miller, She Came to Me, estrelado por Anne Hathaway e Marisa Tomei, a participação no final da 43ª temporada da Vila Sésamo no segmento People in Your Neighborhood de Murray Monster, cenas da Masterclass de Terrence McNally, dirigida por Nicole Alexander, e como apresentadora regular das transmissões Live in HD da Metropolitan Opera.

Leonard recebeu o prestigioso prêmio Richard Tucker e atualmente tem três prêmios Grammy por From the Diary of Anne Frank, de Michael Tilson Thomas (SFS Media), L’enfant et les sortilèges, de Ravel (Decca), e The Tempest, do Metropolitan Opera (Deutsche Grammophon). Atualmente ela reside em Nova York e faz parte do Conselho de Curadores do Carnegie Hall e do Conselho Consultivo Artístico da ArtSmart.