Gustavo Gimeno

regente

O maestro Gustavo Gimeno é diretor musical da Orquestra Filarmônica de Luxemburgo (Orchestre Philharmonie Luxembourg/OPL) desde 2015. Ele comanda a orquestra em múltiplos formatos de concerto, em apresentações em Luxemburgo e em muitas das principais salas de concerto da Europa. As bem-sucedidas turnês das últimas temporadas se somam a espetáculos realizados na Áustria, Bélgica, Alemanha, Grécia e Turquia.

Ele tem levado adiante a série de gravações iniciadas pela Orquestra Filarmônica de Luxemburgo em 2017 pelo selo de música clássica Pentatone. Até o momento já foram gravadas as primeiras sinfonias de Dmitri Shostakovich e Anton Bruckner, a música completa do balé Daphnis et Chloé de Maurice Ravel, além da Sinfonia nº4 de Gustav Mahler.

Ao longo das últimas temporadas, o regente dividiu o pódio da Filarmônica de Luxemburgo com solistas como Daniel Barenboim, Krystian Zimerman, Khatia Buniatishvili, Bryn Terfel e Frank Peter Zimmermann. A temporada 2018/19 inclui os solistas Leonidas Kavakos, Yuja Wang, Katia e Marielle Labèque.

Gustavo Gimeno é regente requisitado no mundo todo. Em 2018/19 deve reger as orquestras de Cleveland, Sinfônicas de Toronto e Viena, Sinfônicas das Rádios Finlandesa, Sueca e Holandesa. Também estreará à frente da Filarmônica de Los Angeles, das orquestras sinfônicas de Houston, St. Louis e Seattle, Filarmônica de Londres e Orchestre de la Suisse Romande.

Ele também retorna à Orquestra do Século XVIII, sediada em Amsterdã (Holanda) e especializada em interpretação historicamente informada, para reger sinfonias de Schumann.

Em janeiro de 2019, Gimeno estreia na Ópera de Zurique para reger uma montagem de Rigoletto, de Verdi, sob direção de Tatiana Gürbaca. Deve reger a mesma ópera em apresentações de concerto com a Orquestra Filarmônica de Luxemburgo – em Luxemburgo e Paris.

Gustavo Gimeno estreou como regente de ópera em 2015, dirigindo Norma de Bellini, na Ópera de Valência. Em 2017 regeu Simon Boccanegra, de Verdi, e Don Giovanni, de Mozart, à frente da Orquestra Filarmônica de Luxemburgo no Grand Théâtre.

Espanhol de Valência, Gustavo Gimeno iniciou carreira internacional como regente em 2012 – quando era membro da orquestra Royal Concertgebouw de Amsterdã – como assistente de Mariss Jansons. Acumulou experiência fundamental como assistente de Bernard Haitink e Claudio Abbado, que o orientou intensamente e marcou sua carreira de inúmeras maneiras.