Gabriel Improta

Violão

Gabriel Improta é violonista e guitarrista. Nos últimos anos, tocou com grandes artistas da música brasileira como Maria Bethânia, Caetano Veloso e Roberto Carlos, Gal Costa, Rosa Passos, Hermeto Paschoal, Paulo Moura, Armandinho, Francis Hime, Jaques e Paula Morelenbaum, Elza Soares, entre outros. Improta também é professor de violão da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. É doutor em antropologia da música pela PUC-RJ (2015).

Seu primeiro CD solo, É o Violão do Brasil, traz a participação de alguns dos mais importantes instrumentistas do país e teve direção musical do violonista Marco Pereira.

Atualmente está lançando seu terceiro CD solo, que contou com a participação especial de grandes nomes da MPB como João Donato e Marcos Suzano, entre outros, em shows no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Gabriel Improta tem tocado regularmente em shows e festivais, no Brasil e no exterior – como o Festival de Guitarra de Havana, dirigido pelo compositor Leo Brouwer. Em 2005 o grupo Garrafieira, do qual é diretor musical, arranjador e violonista, ganhou o mais importante prêmio para música no Brasil, o Prêmio TIM, na categoria Melhor Grupo de MPB.