Versátil, envolvente e comunicativa, a maestra e líder artística Erin Freeman é a atual diretora artística do City Choir of Washington (Coro da Cidade de Washington)
Também é diretora do Saint Louis Symphony Chorus, diretora artística da Wintergreen Music e maestra principal do Richmond Ballet, o Ballet do Estado da Virgínia. Recentemente, concluiu com êxito as suas funções como diretora do premiado Richmond Symphony Chorus e diretora de atividades corais na Virginia Commonwealth University.
Os compromissos de regência convidada incluem o Ballet da Cidade de Nova York, a Orquestra da Ópera do Kennedy Center, a Sinfônica de Detroit, a Filarmônica de Buffalo, a Sinfônica de Portland (Maine), a Filarmônica da Carolina do Sul, a Sinfônica de Charlottesville, a Sinfônica da Virgínia e outros conjuntos em Nova York, Massachusetts, Maryland, Virgínia, Geórgia, Missouri, Carolina do Norte e Illinois.
Erin Freeman já regeu no Carnegie Hall, Lincoln Center, Boston Symphony Hall, La Madeleine em Paris e no Kennedy Center. Liderou e/ou preparou o Richmond Symphony Chorus para várias gravações, incluindo o lançamento indicado ao GRAMMY 2019 de Children of Adam de Mason Bates no selo Reference Recording.
Após um ano de criação de experiências online e interativas para várias organizações, em 2021-2022, Freeman voltou ao pódio em compromissos com as Orquestras Sinfônicas da Virgínia, Portland, Detroit, Williamsburg e Richmond, preparação coral para a Defiant Requiem Foundation, uma apresentação do Réquiem de Faure no Carnegie Hall com Distinguished Concerts International New York, duas produções com o Richmond Ballet e a celebração do 50º aniversário do Richmond Symphony Chorus, apresentando The Creation de Haydn. A temporada 2022-2023 trouxe aparições com a Detroit Symphony, a Toledo Symphony, a Savannah Philharmonic, a Washington Metropolitan Philharmonic Orchestra e várias apresentações com o Richmond Ballet, Wintergreen Music e The City Choir of Washington.
Em 2023-2024, Freeman estreou com o New York City Ballet em The Nutcracker de George Balanchine, The Washington Ballet como parte de 10.000 Dreams – A Celebration of Asian Choreography, e o Saint Louis Symphony Chorus, preparando o Réquiem de Fauré para o maestro Stéphane Denève. Também se apresentou no Wolf Trap National Park for the Performing Arts, dirigindo Carmina Burana com o Richmond Ballet; no Cadogan Hall em Londres, Inglaterra, dirigindo Everyday Wonders – The Girl from Aleppo de Cecilia McDowall; e no Musikverein em Viena com o Berkshire Choral International, apresentando Te Deum de Bruckner e The Music Makers de Elgar.
Recentemente, foi finalista do prêmio “Performance Today’s Classical Woman of the Year”. Freeman foi também nomeada uma das “50 mulheres mais influentes da Virgínia” pelo Virginia Lawyers Weekly e uma “Mulher Líder Extraordinária” pela VCU School of Business. Freeman tem diplomas da Northwestern University (BMus), da Boston University (MM) e do Peabody Conservatory (DMA).