Eder Grangeiro

Violino

Nascido em São José dos Campos (SP), Eder Grangeiro iniciou seus estudos musicais aos sete anos de idade com Fábio Brucoli. Posteriormente, teve como professores Fábio Nascimento, Eliane Tokeshi, Maria Fernanda Krug, Márcia Fukuda e Davi Graton. Atualmente tem aulas com Elisa Fukuda.

Integrou a Orquestra Experimental de Repertório (OER – SP) por três anos. Atualmente é um dos spallas da Camerata Fukuda, da Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro e também da Orquestra Sinfônica de Santo André (OSSA).

Em 2016 se apresentou como solista do Concerto para Violino nº 5, de Mozart, com a Orquestra Sinfônica de Santo André. Também realizou o solo do Concerto para Violino de Vivaldi, com a Camerata Fukuda, na Sala São Paulo. Ao lado do violinista Lorenz Nasturica-Herschcowici interpretou o Concerto para Dois Violinos de Bach, no festival Música em Trancoso de 2017. No mesmo ano, como bolsista do Mozarteum Brasileiro, participou da Summer Academy – Collegium Musicum, em Pommersfelden, Alemanha, onde atuou como chefe de seção e solista.

Foi vencedor do prêmio de melhor Capricho de Paganini no 16º Concurso de Cordas Paulo Bosísio. Tornou-se bacharel em música pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), sob orientação de Luiz Amato. Sua formação musical também inclui passagens pela Escola Municipal de Música de São Paulo e Academia de Música da OSESP.

Realizou aulas e masterclasses com violinistas renomados – como Kristóf Baráti, Daniel Rowland, Luiz Filipe Coelho, Hagai Shaham, Bela Horvath, Laurent Breuninger, Lorenz Nasturica-Herschcowici, Clara-Jumi Kang, Oscar Bohórquez, David Lefèvre, Fanny Clamagirand, Michael Rein, Gabriel Gheorghe, Eva Bindere, Daniel Guedes, Emmanuelle Baldini, Emilian Piedicuta e Yoshiaki Shibata .