O maestro, violoncelista e regente indicado ao Grammy, Dmitry Yablonksy, nasceu em Moscou em uma família musical. Ele começou a tocar violoncelo aos cinco anos de idade, quando foi aceito na Escola Central de Música de Moscou para crianças superdotadas. Aos nove anos, fez sua estreia em uma orquestra, tocando o concerto para violoncelo de Haydn.
Sua notável carreira o levou aos palcos mais importantes do mundo, como o Carnegie Hall, La Scala, Moscow Great Hall, St. Petersburg Philharmonic Hall, Taiwan National Hall, Teatre Mogador, Cité de la Musique, Louvre, entre outros.
Ele toca regularmente com artistas importantes como Boris Berezovsky, Vadim Repin, Shlomo Mintz, Itamar Golan, Yuri Bashmet, e colaborou com artistas como Monserrat Caballé, Roberto Alagna, Olga Borodina. Ele tocou o concerto para violoncelo do compositor e maestro polonês Krzysztof Penderecki, com o compositor no pódio.
Yablonsky também tem uma importante carreira como maestro, que começou em Camerino (Itália), onde teve sua primeira oportunidade de reger uma orquestra. Ele tinha 26 anos e, desde então, colaborou com muitas orquestras importantes, como a Royal Philharmonic Orchestra, Moscow Philharmonic Orchestra (regente convidado principal de 2000 a 2004), Novoya Rossiya (regente convidado principal de 2012), Israel Symphony Orchestra, Jerusalem Symphony Orchestra, Belgian National Orchestra, Antwerpen Orchestra, North Netherlands Orchestra, Maastricht Orchestra, Russian State Orchestra, Orchestre National d’Ile de France, Taiwan National Orchestra, Catania Opera Orchestra, Holland Symphonia, Bologna Chamber Orchestra, Ofunam (México), entre outras.
Sua mãe é a famosa pianista Oxana Yablonskaya, com quem ele imigrou em 1977 para Nova York, onde estudou com Lorne Munroe (violoncelista solo da Orquestra Filarmônica de Nova York), David Soyer, violoncelista do Quarteto Guarneri, e com Aldo Parisot.
No verão de 1979, aos 16 anos, Dmitry foi aceito para participar do Marlboro Music Festival, em Vermont, sendo o participante mais jovem. Lá, ele teve a oportunidade de conhecer grandes músicos, como M. Horszowski, M. Tree, M. Shneider, M. Foley. David Soyer, violoncelista do Quarteto Guarneri, depois de ouví-lo tocar, lhe ofereceu a oportunidade de estudar com ele no Curtis Institute of Music (EUA).
Em 2010, Dmitry Yablonsky recebeu o Diploma de Acadêmico Honorário da Academia Independente de Artes Liberais da Academia Russa de Ciências. Ele transcreveu e editou obras para violoncelo, que foram lançadas pela International Music Company e Dover Publications. A Naxos Records lançou sua gravação de todos os 40 estudos de Popper para violoncelo solo no outono de 2008, que recebeu grande aclamação da crítica.
Mas talvez sua gravação mais importante seja a do trio de piano para Erato/Warner com Vadim Repin e Boris Berezovsky, que recebeu vários prêmios.
Dmitry Yablonsky tem personalidade entusiasmada e carismática, que o leva a iniciar muitos projetos. Ele organizou muitos festivais em todo o mundo e é o diretor artístico do Gabala Festival, no Azerbaijão.
Yablonsky é diretor musical da Kiev Virtuosi e maestro laureado da Orquestra Sinfônica de Jerusalém. Desde o outono de 2016, ele leciona na Buchmann-Mehta School of Music da Universidade de Tel Aviv e foi recentemente nomeado diretor de relações internacionais da mesma universidade.
Ele utiliza dois violoncelos: um Joseph Filius Andrea Guarneri e um Matteo Gofriller.