Dance Theatre of Harlem

Dança

A essência da Dance Theatre of Harlem está em usar o formato artístico do balé clássico para mudar a vida das pessoas. Através das apresentações desta companhia internacionalmente reconhecida, de sua escola de excelência, de seu programa de educação artística de caráter multifacetado, a Dance Theatre of Harlem faz a diferença no mundo há 50 anos.

Inspirado pelo desejo de criar novas oportunidades de vida aos jovens do bairro do Harlem, em Nova York, onde cresceu, Arthur Mitchell e o falecido Karel Shook fundaram a Dance Theatre of Harlem no porão de uma igreja no ano de 1969. Mitchell, que havia se consagrado como primeiro bailarino do renomado New York City Ballet, entendeu o poder de uma formação artística clássica para agregar disciplina e foco a uma comunidade cheia de desafios. O sucesso sem precedentes da Dance Theatre of Harlem como companhia de dança, escola e fonte de educação artística com diversidade racial, foi conquistado através da criação de formas inovadoras e arrojadas de expressão artística. Através dessas interações artísticas diversificadas, seus embaixadores contribuíram para formar o caráter e dar competências de vida valiosas a um sem número de pessoas na cidade de Nova York, em todo o país e ao redor do mundo.

Ao atingir cinco décadas de existência, a Dance Theatre of Harlem reafirma seu compromisso com a excelência que a manteve ao longo dos anos. Ao mesmo tempo, se dedica a atingir novos públicos com uma mensagem de auto-resiliência, auto-expressão e responsabilidade individual.

Atualmente liderada pela segunda geração de artistas inspirada pela visão de Arthur Mitchell – a diretora artística Virginia Johnson, membro fundador e ex-primeira bailarina da companhia, e a diretora executiva Anna Glass – a companhia tem como objetivo para o século 21 criar comunidades, inspirar e elevar pelo poder da arte.