O Coro da Cidade de Washington é uma comunidade coral empenhada em produzir música da mais alta qualidade e também servir à sua cidade.
Apresenta eventos musicais emocionantes e cuidadosamente selecionados em toda a área metropolitana de Washington, DC, para elevar e inspirar tanto o público como os cantores.
O coro, que entra agora na sua 18º temporada, é um grupo diversificado de mais de 140 cantores voluntários de toda a região da grande Washington. A idade dos cantores varia entre os 21 e os 87 anos; alguns são naturais do Distrito, enquanto outros vêm de toda a América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia – todos unidos pela paixão pela música coral. O Coro da Cidade de Washington procura criar espaços onde os cantores e o público possam se concentrar na experiência partilhada da música em detrimento de divisões externas, e onde a alegria possa ser encontrada na expressão artística colaborativa, em pequenas realizações e em grandes triunfos.
No verão de 2022 o Coro da Cidade de Washington concluiu 15 temporadas sob a liderança artística do maestro vencedor do GRAMMY Robert Shafer e acolheu a diretora artística Erin Freeman.
A diretora artística Erin Freeman dirige tanto coro quanto orquestra, e a temporada 2024-25 apresenta a Orquestra da Ópera Nacional de Washington em dois concertos. A abordagem criativa do coro com relação a obras clássicas reflete-se em uma produção multidimensional do oratório A Criação de Haydn (na nova tradução inglesa de Philip Moody).
O Coro da Cidade de Washington continua a nutrir talentos emergentes ao envolver ex-alunos do estúdio Wolf Trap Opera como solistas (nesta temporada, numa fabulosa celebração do 150º aniversário da Carmen de Bizet e de coros e cenas de ópera selecionados). Outros destaques de 2024-25 incluem um tributo aos 100 Anos da Canção Americana, e a Missa em Dó Maior de Beethoven, emparelhada com a primeira grande cantata de Bach, BWV 4, e motetos da compositora romântica francesa Mélanie Bonis. A temporada será encerrada com uma digressão ao Brasil em junho de 2025, onde o City Choir actuará como convidado do Mozarteum Brasileiro de São Paulo e apresentará programas a cappella no Rio de Janeiro.
O grupo de voluntários do Coro da Cidade de Washington, os City Singers, sob a direção da maestrina adjunta Kathleen Jagielski, leva programas de música festiva, spirituals, melodias pop e clássicos americanos a eventos em instituições assistenciais, comunidades de militares aposentados, instalações médicas e abrigos para sem-teto.
Algumas atuações notáveis do Coro da Cidade de Washington incluem apresentações no Wolf Trap National Park for the Performing Arts, onde o coro cantou Carmina Burana (2023) com o Richmond Ballet e a Richmond Symphony Orchestra & Chorus e a banda sonora do Senhor dos Anéis (2008-2013); jóias raramente ouvidas como o Magnificat de Bach e a cantata The Music Makers de Elgar; grandes obras, incluindo a Grande Missa em Dó Menor de Mozart e a Petite Messe Solonnelle de Rossini; e o Réquiem de Brahms do Maestro Shafer na Catedral Nacional de Washington em junho de 2022, dedicado ao povo da Ucrânia e apresentado por Sua Excelência Oksana Markarova, Embaixadora da Ucrânia.