Barak Tal

Regente

Fundador e diretor musical do Tel Aviv Soloists desde 2001, Barak Tal regeu orquestras nas principais salas de concerto do mundo, como o Carnegie Hall de Nova York, Konzerthaus de Viena, Salão Principal do Conservatório Tchaikovsky de Moscou, Sala da Filarmônica de São Petersburgo, Sala São Paulo, Teatro Colón de Buenos Aires e Auditório Mann de Tel Aviv. Como diretor musical do Tel Aviv Soloists, colaborou com diversos solistas internacionais, dentre eles os violinistas Maxim Vengerov e Ida Haendel, os violoncelistas Mischa Maisky, Sol Gabetta e Natalia Gutman, a violista Tabea Zimmermann, o contratenor Andreas Scholl e muitos outros. Como regente convidado, se apresentou com a maioria das orquestras de Israel, incluindo a Orquestra Filarmônica de Israel, além de orquestras na Alemanha, Áustria, Polônia, Rússia, Finlândia, Hungria, República Tcheca, Estônia, Coreia do Sul, dentre outras.

Barak Tal foi agraciado com os principais prêmios israelenses, entre eles o Oedoen Partos na categoria “Performance Excepcional de Composição Israelense”, premiação concedida pelo Ministério da Cultura de Israel (2006, 2013-2014) e o Prêmio Rosenblum de “Artista Excepcional”, conferido pela cidade de Tel Aviv (2007). Recentemente venceu, com o Tel Aviv Soloists, o Prêmio Landau de Artes Cênicas (2015), tendo recebido ainda bolsas de estudo e apoio da Fundação Cultural Israel-Estados Unidos.

Educador nato, Barak Tal dedica boa parte de seu tempo lecionando para jovens músicos. É regente da Orquestra do Conservatório Givatayim e da Orquestra Sinfônica Jovem de Haifa, entre outras. É membro do corpo docente da Buchman-Mehta School of Music da Universidade de Tel Aviv, onde trabalha com alunos de regência.

Barak Tal se aperfeiçoou em cursos na Europa com os regentes Kurt Mazur, Neeme Järvi, Jorma Panula, Vladimir Ponkin e Zsolt Nagy. Graduou-se pela Academia de Música de Jerusalém e pela Buchman-Mehta School of Music da Universidade de Tel Aviv, onde estudou regência com os professores Mendi Rodan e Dr. Evgeny Zirlin.