Soprano
Anna Nechaeva nasceu em 1976, na cidade russa de Saratov.
Em 1996 formou-se como vocalista no Poltava Musical College. No mesmo ano, ingressou no Conservatório Saratov. Em 2003 tornou-se solista da Ópera de Câmara de São Petersburgo, onde protagonizou produções de Eugene Onegin, de Tchaikovsky, Gianni Schicchi, Suor Angelica e Madama Butterfly, de Puccini e Boris Godunov, de Mussorgsky.
Destacou-se em premiações importantes da cena artística russa – como a Competição Internacional Madama Batterfly, Golden Spotlight Theatrical e o Prêmio do Festival de Teatro de Moscou.
Também foi solista da Mikhaylovsky Theatre Company.
Em 2012 estreou no Teatro Bolshoi, onde é solista até hoje.
Seu extenso repertório inclui principais papéis em óperas como Turandot, Carmen, Don Carlo, Lohengrin, La Traviata, La Bohème, Rusalka, A Rainha de Espadas, Manon Lescaut, entre vários outros.
A estreia de Anna Nechaeva nos Estados Unidos aconteceu em 2019, com grande sucesso, no Washington National Opera, no papel de Tatiana, de Eugene Onegin. Muito elogiada pela técnica vocal associada ao talento interpretativo e presença cênica, ela também tem conquistado elogios calorosos da crítica em temporadas no Japão e Europa.
“A Ópera Nacional de Washington realmente ‘descobriu’ uma Tatiana para os nossos tempos na arrebatadora Anna Nechaeva, cuja voz é tão expressiva e bela quanto sua aparência física. Autêntica, ela é uma atriz-cantora de talento apurado e forte presença cênica”, publicou a imprensa norte-americana sobre a apresentação da soprano em Eugene Onegin.
Desde 2015, Anna Nechaeva se apresenta com frequência no Théâtre Royal de la Monnaie, de Bruxelas.