Academia Canto em Trancoso 2016

 

Depois do sucesso da Academia Canto em Trancoso 2015, evento pioneiro no Brasil, as associações culturais Mozarteum Brasileiro e Música em Trancoso continuam o seu trabalho de difundir a cultura musical a um número cada vez maior de pessoas e realiza a 2ª Academia Canto em Trancoso, em parceria com a Chorakademie Lübeck, da Alemanha.

Sua segunda edição acontecerá entre 3 e 9 de julho de 2016. O encerramento terá um concerto com todos os bolsistas no dia 9, último dia da academia, no Teatro L’Occitane , em Trancoso – Bahia.

Serão 6 dias de aulas gratuitas de técnica vocal e canto para 50 bolsistas,  jovens cantores de várias partes do Brasil, com o intuito de promover o aperfeiçoamento de interpretação e técnica de canto para jovens em fase de desenvolvimento de sua carreira e incentivá-los para seus estudos. Os repertórios previstos são Volkslieder e Madrigais.

As aulas serão ministradas por Rolf Beck, maestro e diretor artístico da Chorakademie Lübeck, Lucia Duchonova, Francisco Campos Neto (USP) e Ricardo Ballestero (USP).

Durante o Canto em Trancoso serão escolhidos bolsistas que estudarão na Chorakademie Lübeck, Alemanha.

Em 2015 o Canto em Trancoso recebeu 160 inscrições e ofereceu 50 bolsas de estudos. Seis bolsistas selecionados foram para a Alemanha em março de 2016, para estudar na Chorakademie Lübeck.

Para participar:

– É preciso ter entre 17 e 28 anos.

– Se inscrever entre 1 de abril e 2 de maio, exclusivamente pelo site www.mozarteum.org.br.

– Gravar um vídeo de no mínimo cinco minutos e máximo de dez minutos de interpretação do repertório abaixo, com acompanhamento obrigatório de piano. O vídeo deve conter uma apresentação pessoal em inglês com as seguintes informações: nome, idade, naipe e suas expectativas para a Academia.

1 ária de Bach ou Mozart ou Handel + 1 ária de livre escolha

Processo de seleção:

– Os 50 melhores colocados, entre todos os inscritos, receberão bolsas de estudos completa (transporte aéreo ou terrestre, hospedagem e alimentação em Trancoso);

– Os nomes serão divulgados após o dia 2 de junho.

A Academia:

– A permanência em Trancoso será de 2 a 11 de julho;

– As aulas serão ministradas por Rolf Beck, maestro e diretor artístico da Chorakademie Lübeck, Lucia Duchonova, Francisco Campos Neto (USP) e Ricardo Ballestero (USP).

Durante o Canto em Trancoso serão escolhidos bolsistas que estudarão na Chorakademie Lübeck, Alemanha.

Sobre o Mozarteum Brasileiro

35 anos dedicados a projetos educacionais e à promoção da música clássica

Fundado por Sabine Lovatelli e Claude Sanguszko em 1981, o Mozarteum Brasileiro surgiu com o compromisso de levar a todos os públicos o que há de melhor no mundo da música e da dança, tanto clássica quanto contemporânea. Instituição sem fins lucrativos, tornou-se em pouco tempo uma das mais importantes associações culturais do país. A produção de grandes concertos é apenas uma das atividades que posicionam o Mozarteum entre as principais entidades promotoras da música clássica. Com o Projeto Mozarteum, desenvolve atividades educativas voltadas ao aprimoramento musical de jovens talentos e à formação de plateias, por meio de masterclasses, palestras no Clube do Ouvinte, matinês para crianças e concertos ao ar livre. Os programas de integração entre músicos brasileiros e estrangeiros e bolsas de estudo para jovens nas melhores academias internacionais, promovidos pelo Mozarteum, já beneficiaram cerca de 200 estudantes de música e canto. Ao longo de sua trajetória, a instituição já trouxe ao Brasil algumas das maiores orquestras do mundo, como as filarmônicas de Berlim, Viena, Munique e de Nova York; respeitadas companhias de dança, como o Bolshoi e o New York City Ballet, e também solistas, grupos de câmara, coros e regentes de prestígio internacional.

Sobre a Chorakademie Lübeck

A Chorakademie Lübeck varia em tamanho, dependendo da obra a ser executada e do país onde se apresenta. Mas não varia na busca constante por novos cantores ao redor do mundo. Autônoma, identifica oportunidades para criar um novo e independente perfil, firmando-se como um pool de talentos que visa atingir a excelência. O coral está em seu melhor nível técnico desde 2002, quando começou como parte do Schleswig-Holstein Music Festival. Seus solistas simbolizam uma ideia internacional livre e unificada que vai além de fronteiras e diferenças raciais, motivada pelo senso de filosofia e processo criativo comum.

Sobre Rolf Beck

A magnífica premiere mundial de St. Luke Passion, de Penderecki, na Münster Cathedral da Alemanha em 1966 foi decisiva para o então jovem estudante de Direito Rolf Beck perseguir seu entusiasmo pela música clássica. Após se formar advogado, ele começou a estudar com Helmuth Rilling e, em 1972, fundou o Marburg Vocal Ensemble, que logo ganhou vários prêmios nacionais e internacionais e se tornou um dos principais corais alemães. Beck também fundou o coral da Bamberg Symphony Orchestra, que teve performance de sucesso similar. Como diretor artístico do Schleswig-Holstein Music Festival, criou uma academia coral para o evento em 2002, que participou de várias turnês na Alemanha e no exterior. Em 2014, o grupo se tornou a Chorakademie Lübeck.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS