Nascida em Buenos Aires, Argentina, Ingrid Zur estudou violino com Bruno B. Gelber e Lierko Spiller. Após concluir o ensino médio, estudou violino e viola na Rubin Academyh, em Tel Aviv (Universidade de Israel).

Durante seus estudos, enquanto atuava como violista principal da Tel Aviv University Strings, ela realizou concertos em Israel, Europa, Canadá e Estados Unidos. Após completar seus estudos, tornou-se violista principal da Israel Sinfonietta Beer Sheya, apresentando-se em concertos de música de câmara com artistas como Jean-Pierre Rampal, Jean Tortellier, Pinchas Zuckermann e Chaim Taub.

De 1981 a 1986 foi membro da Orquestra Filarmônica de Israel. Depois, na Alemanha, tornou-se violista principal assistente da Sinfônica de Bochum e tocou com as Orquestras Sinfônicas da Rádio da Alemanha Ocidental e da Rádio Hessischer Rundfunk.

Desde 1989 ela leciona na Universidade de Música e Artes Cênicas de Frankfurt am Main e assumiu intermitentemente a direção da Escola de Música Bad Vilbel.

Ela também treina conjuntos de câmara e orquestras juvenis e, há muitos anos, tem trabalhado como professora e jurada na Academia de Orquestra do Festival de Música de Schleswig Holstein.

Ingrid Zur também possui treinamento em fisioterapia e psicoterapia. Com Jörg Heyer, ela desenvolveu um condicionamento corporal para músicos – o Dispotraining. Ingrid ainda conduz cursos, seminários e eventos de treinamento em alemão, inglês, espanhol e hebraico, na Alemanha e no exterior.