Kyiv Virtuosi

Anos de amizade e colaboração entre um grupo de talentosos músicos ucranianos, premiados em competições internacionais, e um mundialmente famoso maestro e violoncelista – Dmitry Yablonsky –  resultou na criação de Kyiv Virtuosi. Imediatamente após sua formação, em 2016, o público ficou impressionado com as altas habilidades dessa orquestra liderada pelo maestro Dmitry Yablonsky, assim como pelo repertório musical cuidadosamente selecionado e por formas inovadoras de apresentação.

Já em seu primeiro ano de atividade, a orquestra realizou mais de 120 concertos, na Ucrânia, Israel, Azerbaijão, Espanha e Suíça.

Kyiv Virtuosi se tornou o conjunto mais requisitado e festejado da Ucrânia.

Conduzida por seu diretor artístico e maestro, Dmitry Yablonsky, a orquestra se apresentou, em sua primeira temporada, em mais de 120 concertos na Ucrânia, Israel, Azerbaijão, Espanha, Suíça e outros países.

Em fevereiro de 2017, iniciou uma turnê que foi dedicada ao 25º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre a Ucrânia e Israel. A orquestra realizou 17 concertos nas cidades de Herzliya, Rishon LeZion, Kiryat Motzkin, Tel Aviv, Rehovot, Beer Sheva, Haifa, Nahariya, Ashkelon, Or Akiva, Petah Tikva, Modi’in. Como resultado, 11.500 pessoas puderam apreciar as apresentações de Kyiv Virtuosi, e a música de compositores como Luigi Boccherini, Pyotr Ilyich Tchaikovsky, Joseph Haydn, Franz Schubert, Antonio Vivaldi e Astor Piazzolla.

Na temporada seguinte, a Fundação Européia de Apoio à Cultura patrocinou a turnê da orquestra pela América do Sul. Kyiv Virtuosi realizou concertos com lotação esgotada no Peru, Argentina, Uruguai, Chile e Equador.

Graças à cooperação com o selo musical Naxos Records, a Orquestra Kyiv Virtuosi gravou e lançou sete CDs. Em 2018, a orquestra gravou um disco de música de câmara composto por Valentyn Silvestrov, a pianista Iryna Starodub e o maestro-chefe Dmitry Yablonsky, que foi nomeado para o Classical Music Awards 2018 como a Gravação do Ano na categoria Contemporânea.

A orquestra também tem colaborado com solistas renomados, como Shlomo Mintz, Oxana Yablonskaya, Farhad Badalbeyli, entre outros.

Além da intensa atividade como orquestra de câmara, Kyiv Virtuosi é também uma orquestra sinfônica, muito requisitada para projetos especiais.

Depois dos tempos difíceis durante a pandemia do novo coronavirus, Kyiv Virtuosi provou que é um conjunto autêntico e único. Em muito pouco tempo, conseguiu trazer o público de volta às salas de concertos. Hoje, apesar de mais um grande desafio – a guerra entre Ucrânia e Rússia – a orquestra consegue manter um calendário de apresentações fora de seu país, mantendo sua potência artística.

Em seu repertório, Kyiv Virtuosi conseguiu revelar toda a beleza e profundidade das obras de grandes compositores. Ao mesmo tempo, desenvolveu seu próprio estilo de atuação, cheio de brilhantismo, arte, atenção precisa aos menores detalhes e amor sem limites para seu público.

Desde maio de 2022, a orquestra está sediada em Chieti, região de Abruzzo (Itália).