Lucas Navarro

Oboé

O oboísta espanhol Lucas Macías Navarro iniciou os estudos de música aos nove anos de idade. Mais tarde, na Universidade de Freiburg (Alemanha), foi admitido na classe de oboé de Heinz Hollinger. Prosseguiu sua formação em Berlim, na Academia Karajan da Filarmônica de Berlim, e em Genebra, com Maurice Bourgue.

Foi vencedor de vários concursos, entre eles o Concurso Internacional de Oboé de Tóquio, da Fundação Sony Music, em 2006. Também participou de um grande número de gravações ao lado do maestro Claudio Abbado, para os selos Deutsche Grammophon, Claves Music e EuroArts. Na Universidade de Música e Artes Cênicas de Viena, Lucas Macías Navarro estudou regência com Mark Stringer.

Como regente regular da Camerata RCO (Royal Concertgebouw Orchestra) estará à frente de concertos na Rússia e Holanda, com um programa que inclui as Sete Canções da Juventude de Alban Berg e a Sinfonia nº  4 de Mahler, obra que gravou com a Camerata RCO e sobre a qual o prestigioso jornal holandês Het Parool declarou:

“É um grande prazer ouvir a famosa obra nessa delicada versão, na qual cada voz é igualmente importante, embora sejam necessários músicos de altíssimo nível para que a aventura seja bem-sucedida. Nas mãos da Camerata RCO, sob regência de Lucas Macías Navarro, a experiência se torna comovente”.